Rumeysa Gelgi, 17, foi homenageada em apresentação especial; pessoa mais alta do mundo também é turca e mede 2,51 metros

Uma turca de 17 anos e 2,13 metros é considerada a adolescente mais alta do mundo, de acordo com o Guinness World Record. Rumeysa Gelgi recebeu o prêmio em uma apresentação especial na cidade onde nasceu, Safranbolu, na província de Karabük.

2010: Homem mais alto do mundo diz estar em busca de uma namorada

A altura de Rumeysa Gelgi é causada pela Síndrome de Weaver, doença genética rara que causa o rápido crescimento
Reprodução/Youtube
A altura de Rumeysa Gelgi é causada pela Síndrome de Weaver, doença genética rara que causa o rápido crescimento


2012: Mulher mais alta do mundo morre na China

Rumeysa é uma estudante do ensino médio e vive com seus pais e irmãos mais velhos, todos de estatura "normal". A altura é causada pela Síndrome de Weaver - doença genética rara que causa rápido crescimento.

Além da altura corporal, as mãos de Rumeysa também são grandes: medem 24,5 centímetros e os pés, 30,5 centímetros. Por causa do tamanho, a adolescente tem problemas de mobilidade e se locomove tanto por meio de uma cadeira de rodas motorizada e um andador. Os sapatos da jovem são feitos nos EUA.

Sobre os problemas que enfrentou por causa da diferença de altura, a turca afirma que a negatividade das pessoas já não lhe causa tristeza e que a ignorância não a coloca para baixo. Ao invés disso, ela se concentra nos aspectos positivos de ser alta.

Leia também: Besse Cooper, pessoa mais velha do mundo, morre aos 116 anos

"Gosto de ser diferente de todos os outros”, explica. “É interessante e me faz sentir especial. Também me proporciona fácil acesso a lugares altos e até que olhar as pessoas de cima não é uma coisa ruim.”

Doutor Ömer Hakan Yavaşoğlu realizou as medições oficiais em Rumeysa que, de acordo com as diretrizes do Guinness World Records, foram feitas em três momentos diferentes do mesmo dia.

Antes dela, a canadense Anna Swan foi a jovem mais alta registrada pela entidade até agora: ela tinha 2,41 metros e morreu em 1888. A pessoa mais alta do mundo é a também turca Sultan Kösen e mede 2,51 metros. O homem mais alto da história foi o norte-americano Robert Wadlow. Ele tinha 2,72 metros.

*Com Daily Mail

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.