Ataque rebelde mata 19 soldados da Ucrânia

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo Ministério da Defesa, militares atingidos nesta sexta tentavam garantir a segurança da porosa fronteira com a Rússia

Um ataque rebelde com mísseis Grad contra um posto ucraniano na fronteira russa nesta sexta-feira matou ao menos 19 soldados e guardas de fronteira, disse o Ministério da Defesa, acrescentando que outros quatro soldados morreram em outros locais do leste do país.

Ontem: Ucrânia perde mais três soldados em conflito; Putin sofre pressão

AP
Galina Bogdanova examina sua casa danificada nos arredores da cidade de Slovyansk, região de Donetsk, leste da Ucrânia (10/7)

Dia 6: Forças ucranianas retomam controle de mais duas cidades do leste

A declaração revisou para baixo uma informação prévia do ministério que indicava 30 soldados mortos no ataque, um dos mais letais desde que os militares ucranianos encerraram um cessar-fogo unilateral em 30 de junho.

Os separatistas pró-Rússia lançaram seu ataque por volta das 5h (horário local) contra o posto de Zelenopillya, na região de Luhansk, disseram fontes militares.

Dia 5: Forças militares expulsam insurgentes de cidade no leste da Ucrânia

As forças do governo combatem há mais de três meses separatistas que estabeleceram "repúblicas populares" no leste do país, de população de língua russa, e que dizem desejar se unir à Rússia. Nas duas últimas semanas, as forças ucranianas cortaram pela metade o território controlado pelos rebeldes e as forçaram para fora de seus redutos na cidade de Slovyansk. Os rebeldes desde então se reagruparam em Donetsk, uma cidade industrial oriental de 1 milhão de habitantes, e a Ucrânia prometeu isolar a área.

Segundo o Ministério da Defesa, os soldados atingidos nesta sexta-feira tentavam garantir a segurança da porosa fronteira com a Rússia, que, diz a Ucrânia, tem sido cruzada por vários militantes transportando veículos blindados e armas.

*Com AP

Leia tudo sobre: ucrâniarússiarússia na ucrânia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas