Terremoto de 6,9 graus atinge México e Guatemala e deixa três mortos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Na Cidade do México, prédios e postes de luz estremeceram. Duas mortes são registradas no México e uma, na Guatemala

Um terremoto de 6,9 graus na costa do Pacífico atingiu uma ampla área do sul do México e da América Central nesta segunda-feira, deixando ao menos três mortos e dezenas de casas danificadas.

Leia também: Entenda como acontecem os terremotos

Reuters
Residentes são vistos perto de prédio danificado por terremoto na vila de Huixtla, Estado mexicano de Chiapas

Entenda: Círculo de Fogo do Pacífico é área com mais terremotos no mundo

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o terremoto aconteceu às 6h23 locais (8h23 em Brasília) na costa do Pacífico a 8 km a nordeste de Puerto Madero, perto da fronteira da Guatemala. Inicialmente, o USGS calculou a magnitude do tremor em 7,1 graus, mas mais tarde a diminuiu para 6,9.

O porta-voz nacional dos departamentos dos bombeiros, Raúl Hernández, disse que ao menos dois morreram na vila guatemalteca de Pati, na província de fronteira de San Marco, enquanto uma mulher morreu em Quetzaltenango de ataque cardíaco.

Mas o presidente da Guatemala, Otto Perez Molina, afirmou posteriormente em uma coletiva que a única morte confirmada era de um recém-nascido atingido por um pedaço de teto de um hospital em San Marcos. Ele também disse que não estava claro se o ataque cardíaco tenha relação com o tremor.

Funcionários de proteção civil do Estado mexicano de Chiapas, local do epicentro do sismo, aumentaram o número de mortos para três, informando que mais de dez pessoas ficaram feridas azulejos que caíram e outros destroços.

No Estado, pessoas em pânico correram para as ruas, e a Cruz Vermelha informou que tratava algumas crianças e adultos assustados. "Pensei que a casa fosse cair", disse Claudia Gonzales, 32, que correu para a rua na vila de Comitan com sua filha de 1 ano. 

Na Cidade do México, prédios e postes de luz estremeceram, com a TV local informando que o tremor foi sentido de forma forte também no Estado mexicano de Tabasco.

O porta-voz Hernandez afirmou haver danos em ao menos 30 casas na Guatemala, assim como deslizamentos de terra e quedas de postes de luz.

Houve relatos de quedas de energia e de deslizamento de pedras em algumas estradas da Guatemala. Fotos postadas em redes sociais e publicadas pelo jornal guatemalteco Prensa Libre mostraram prédios com grandes rachas em suas fachadas em San Marcos, com um deles aparentemente tendo sofrido um colapso parcial.

O terremoto aconteceu a 60 km de profundidade.

*Com AP

Leia tudo sobre: guatemalaméxicoterremotocosta do pacífico

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas