Milhares de pessoas acompanham início da Festa de São Firmino, na Espanha

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Festa em homenagem ao primeiro papa da região de Pamplona tem duração de 204 horas; touros são as principais atrações

As ruas da cidade de Pamplona foram cobertas por milhares de pessoas neste domingo (6) que esperavam o sinal do rojão lançado ao meio-dia (horário local) anunciando o início dos festejo de São Fermino, festa tradicional em que as principais atrações são as corridas de touros. O festival terá duração de 204 horas até o dia 14 de julho. 

A celebração acontece desde 1590 e é uma homenagem a São Firmino, primeiro bispo de Pamplona. Os festejos incluem procissões religiosas, bailes tradicionais, shows e bebida o dia todo. Os bares ficam praticamente abertos a noite toda.

Mas a principal atividade da festa acontece quando os touros são soltos para perseguir centenas de pessoas ao longo de 850 metros até a praça central da cidade. A primeira corrida, que geralmente é a mais procurada, acontece neste domingo (6).

Dezenas de participantes ficam feridos todos os anos, mas a maioria não é atingida por chifradas e sim pela queda

Homem é empurrado por vaca no festival de São Firmino, em Pamplona, Espanha (14/7). Foto: APHomem é empurrado por vaca no festival de São Firmino, em Pamplona, Espanha (14/7). Foto: APHomem tenta se proteger durante tourada no festival de São Firmino, em Pamplona, Espanha (14/7). Foto: APDuas pessoas caem durante tourada no festival de São Firmino, em Pamplona, Espanha (14/7). Foto: APTouros e turistas durante corrida na Festa de São Firmino na Espanha (10/07). Foto: ReutersCriança se assusta e chora ao ver boneco durante a Festa de São Firmino na Espanha (10/07). Foto: ReutersTuristas se divertem durante corrida de touros na Festa de São Firmino em Pamplona, Espanha (10/07). Foto: APTuristas e touro durante festival de São Firmino em Pamplona, Espanha (10/07). Foto: APFoliões caem durante corrida de touros no festival de São Firmino em Pamplona, Espanha (10/07). Foto: APToureiro espanhol Juan del Alamo mata touro com espada durante uma tourada do festival de São Firmino em Pamplona, Espanha (9/07). Foto: APToureiro espanhol Ivan Fandino durante tourada do festival de São Firmino em Pamplona, Espanha (9/07). Foto: APMultidão corre dos touros no quarto dia da Festa de São Firmino, na Espanha (10/07). Foto: APTurista é assistido por equipe de resgate no final da corrida de touros no festival de São Firmino, Espanha (10/07). Foto: APRuas de Pamplona ficam cobertas durante os festejos de São Firmino (6/07). Foto: Stringer/ReutersMilhares de pessoas acompanham o festival de São Firmino, que acontece na região de Pamplona, na Espanha (6/07). Foto: Eloy Alonso/ReutersRoupa branca e lenço vermelho é uniforme tradicional dos foliões, mas alguns adotam acessórios inusitados (6/07). Foto: Eloy Alonso/ReutersJovem toma banho com vinho antes do início da Festa de São Firmino (6/07). Foto: Joseba Etxaburu/ReutersFoliões disputam banho de água fria após o início do festival de São Firmino (6/07). Foto: Eloy Alonso/ReutersManifestantes protestam contra a tradicional corrida de touros, um dos pontos altos da festa ((6/07). Foto: Eloy Alonso/ReutersMuitos manifestantes pintaram os rostos com caveiras para simbolizar as mortes dos animais que acontecem durante a festa ((6/07). Foto: Vincent West/ Reuters

Manifestantes contra as touradas também foram as ruas protestar contra a festa. Muitos deles usavam máscaras de caveiras. 

Leia tudo sobre: festa de são firminopamplonatouros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas