Incidente aconteceu um dia após separatistas pró-Rússia terem anunciado que respeitarão um cessar-fogo até 27 de junho

Reuters

Separatistas derrubaram nesta terça-feira um helicóptero ucraniano que levava técnicos que haviam instalado equipamentos para monitorar violações de um plano de paz no leste da Ucrânia, em áreas rebeladas contra o governo central, causando a morte de nove pessoas a bordo, disse um porta-voz militar.

Líder:  Separatistas da Ucrânia aceitam cessar-fogo até 27 de junho

Separatista pró-Rússia guarda posto de controle nos arredores da cidade de Lysychansk, na região de Luhansk, leste da Ucrânia
Reuters
Separatista pró-Rússia guarda posto de controle nos arredores da cidade de Lysychansk, na região de Luhansk, leste da Ucrânia

Sexta: Presidente da Ucrânia anuncia cessar-fogo unilateral de uma semana

Os técnicos voltavam de uma viagem para a colocação de equipamento especializado quando o helicóptero de carga M-8 foi atingido por um foguete perto de Slavyansk, no leste da Ucrânia, disse o porta-voz das forças do governo, Vladyslav Seleznyov.

"Havia nove pessoas a bordo. De acordo com informação preliminar, todos a bordo foram mortos", disse Seleznyov em sua página do Facebook. Os mortos incluem três tripulantes.

Dia 14: Rebeldes pró-Rússia matam 49 ao derrubar avião de transporte militar da Ucrânia

"Os combatentes (rebeldes), depois de lançar o foguete, se esconderam no vilarejo de Bylbasokva, nas proximidades", disse.

Veja imagens de separatistas pró-Rússia e da presença militar russa na Ucrânia:

O incidente aconteceu um dia depois de separatistas pró-Rússia terem anunciado na noite de segunda-feira um cessar-fogo até 27 de junho , em conformidade com uma trégua unilateral de uma semana das forças do governo , ordenada pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.

A cidade de Slavyansk está sob controle dos separatistas desde abril. Em 30 de maio os rebeldes derrubaram um helicóptero das Forças Armadas, matando 14 militares, incluindo um sargento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.