Rei Felipe 6º assume trono da Espanha e pede união com diversidade

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Novo rei espanhol é coroado em cerimônia relativamente modesta após seu pai, Juan Carlos, abdicar no início deste mês

AP
Novo rei espanhol Felipe 6º discursa na cerimônia de juramento ao trono no Parlamento em Madri

O novo rei da Espanha, Felipe 6º, assumiu o trono nesta quinta-feira em uma cerimônia relativamente modesta no Parlamento, que monarquistas esperam que dê início a uma nova era de popularidade para a conturbada família real.

Quarta: Rei Juan Carlos assina lei de abdicação e põe fim a reinado na Espanha

Felipe fez o juramento de fidelidade aos princípios democráticos em frente de legisladores e senadores que gritaram "Viva o Rei!".

Festa: Por crise, Espanha exclui pompa de cerimônia de coroação de Felipe

Ele pediu que a Espanha se mantenha unida, mas, respeitando as diferenças culturais entre as suas regiões, encerrou o discurso dizendo "obrigado" em quatro línguas: castelhano, basco, catalão e galego.

Felipe tornou-se rei depois de seu pai, Juan Carlos, abdicar no início deste mês após série de escândalos que levaram muitos espanhóis, especialmente as gerações mais jovens, a questionar o papel da própria monarquia. Ao abdicar, Juan Carlos afirmou que se afastava para permitir que sangue real mais novo reinasse em um país que ainda tenta se livrar de uma recessão de dois dígitos e de um índice de desemprego de 26%.

Dia 2: Rei Juan Carlos, da Espanha, abdica ao trono

Perfil: Tenente-coronel, rei da Espanha foi iatista olímpico em 92

Juan Carlos atraiu amplo apoio pela forma como lidou com os desafios espanhóis do século 20. Felipe 6º agora tem de lidar com as dificuldades da Espanha no século 21. Manter as contas baixas para os contribuintes é apenas um dos desafios que o novo rei enfrenta.

Um outro grande desafio é conseguir usar seu papel simbólico para estimular o diálogo entre os líderes da Espanha e da rica região nordeste da Catalunha, onde há um crescente movimento de independência.

O novo rei, que tem 46 anos, usava uniforme militar com uma faixa e jurou lealdade à Constituição da Espanha antes de abordar dignitários reunidos na Câmara baixa do Parlamento, com grande parte do seu discurso dedicado à questão da unidade nacional. "Há espaço para todos nós em uma Espanha unida e diversificada", disse Felipe em seu discurso.

Novo rei da Espanha Felipe 6º beija sua mulher, a rainha Letizia, na varanda do Palácio Real em Madri. Foto: APNovo rei da Espanha Felipe 6º e a rainha Letizia acenam da varanda do Palácio Real em Madri. Foto: APDa E para D: Mãe Sofia, princesa Sofia, rainha Letizia, novo rei da Espanha, Felipe 6º, princesa Leonor e Juan Carlos acenam em Madri. Foto: APHomem coberto com bandeira espanhola esperam chegada de família real espanhola à varanda de palácio em Madri. Foto: APNovo rei da Espanha Felipe 6º acena para multidão durante passeio em Rolls Royce conversível em Madri. Foto: APNovo rei da Espanha Felipe 6º acena para multidão durante passeio em Rolls Royce conversível em Madri. Foto: APHomem gesticula antes da chegada do novo rei e rainha da Espanha no Palácio Real em Madri. Foto: APPessoas seguram bandeiras espanholas antes da chegada do novo rei e rainha da Espanha no Palácio Real em Madri. Foto: APNovo rei espanhol Felipe 6º revista tropas no Parlamento em Madri. Foto: APNovo rei espanhol Felipe 6º discursa na cerimônia de juramento ao trono no Parlamento em Madri. Foto: APCoroa espanhola é vista durante a cerimônia em que Felipe 6º jurou ao trono da Espanha. Foto: APO recém-coroado rei Espanhol Felipe 6º acena durante cerimônia no Parlamento em Madri. Foto: APRei Felipe 6º, da Espanha, faz juramento ao trono em cerimônia em Madri
. Foto: APAs princesas Sofia (D) e Leonor caminham perto da rainha Letizia ao chegar ao Parlamento em Madri. Foto: AP

Perfil: Juan Carlos guiou Espanha a democracia, mas escândalos abalaram sua imagem

Embora a coroa do século 18 e a clava do século 17 tenham sido expostas perto do novo rei, as autoridades evitaram uma cerimônia de coroação opulenta. A opção foi por uma proclamação relativamente mais discreta em sensibilidade às dificuldades financeiras enfrentadas por muitos espanhóis depois de uma forte recessão.

Apesar disso, as multidões em festa e a pompa forneceram uma boa distração para os espanhóis que lamentavam a chocante derrota de sua equipe contra o Chile na Copa do Mundo, que pôs fim às esperanças de o país conquistar o segundo título consecutivo.

Mais cedo, em seu primeiro ato oficial desde que chegou ao poder depois da meia-noite local (19 horas de quarta em Brasília), Felipe recebeu a faixa vermelha de capitão-geral das Forças Armadas de Juan Carlos, que assinou seu decreto de abdicação em favor de seu filho na quarta-feira. "Temos um grande país. Todos nós deveríamos ter orgulho de ser espanhóis", disse Felipe na cerimônia de juramento ao trono.

Perfil: Quem é Leonor, a princesa de 8 anos futura herdeira do trono da Espanha

AP
Rainha Letizia sorri durante cerimônia em que seu marido, o rei Felipe 6º, assumiu o trono espanhol

Durante a maior parte do reinado de Juan Carlos, o monarca era visto com grande estima por seu papel em ajudar o país a se democratizar depois de uma ditadura militar. Ele assumiu o trono em 1975, dois dias depois da morte do ditador de longa data Francisco Franco, e então encantou muitos ao fazer rebeldes armados se renderem durante uma tentativa de golpe militar em 1981.

Mas recentemente a imagem da família real espanhola foi manchada pela luxuosa caçada de Juan Carlos em Botsuana em 2012. Outro escândalo viu sua filha mais nova, a princesa Cristina, testemunhar neste ano em um caso de lavagem de dinheiro e fraude relacionado a seu marido, Inaki Urdangarin, medalista de handebol Olímpico transformado em empresário.

Depois de uma breve parada militar, Felipe e sua mulher, a rainha Letizia, passearam por Madri em um Rolls Royce conversível com o rei de pé antes de aparecerem em frente das multidões na varanda do palácio real. As duas filhas do casal, princesas Leonor, 8, e Sofia, 7, os acompanharam durante todo o processo.

Felipe tem um diploma de direito da Universidade Autônoma de Madrid e obteve um mestrado em relações internacionais da Universidade Georgetown, em Washington. Sua mulher é uma jornalista de televisão e plebeia divorciada. Muitos sentem que esse histórico deixará Felipe mais sintonizado com o humor do público.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: felipe6espanhacoroação de felipejuan carlos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas