Tempestade de areia mata ao menos quatro e deixa 30 pessoas feridas no Irã

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

No Teerã, os ventos chegaram a 110 km por hora, diz TV estatal; mau tempo pode durar até quarta (4), segundo meteorologista

Uma grande tempestade de areia invadiu a capital do Irã nesta segunda-feira (2) matando ao menos quatro pessoas e deixando outras 30 feridas.

Vídeo: Tempestade de areia de 20 km de extensão atinge EUA

Uma moto e um carro são obrigados a parar por causa de uma forte tempestade de areia no Teerã, Irã. Foto: APTempestade de areia no Irã. Foto: APTempestade de areia no Irã. Foto: APTempestade de areia no Irã. Foto: APTempestade de areia no Irã. Foto: AP

2013: Motoristas enfrentam tempestade de areia na Escócia

A tempestade atingiu o Teerã com ventos de até 110 quilômetros por hora, informou a televisão estatal. A agência de notícias IRNA oficial do Irã fala em ventos de até 130 quilômetros por hora. 

Por causa da forte ventania, árvores caíram e a capital iraniana mergulhou na escuridão por vários minutos. A tempestade também causou engavetamento envolvendo 20 veículos em uma estrada ao sul da capital. Voos internacionais foram cancelados, de acordo com o relatório de TV, e controladores de tráfego aéreo desviaram voos domésticos para o centro do Irã.

Autoridades pediram para que crianças e idosos, bem como aqueles que têm problema de coração, permaneçam dentro de suas casas, devido à poeira.

O relatório de TV disse que ventos fortes também atingiram partes do centro do país, mas não foram registradas vítimas nessa região.

"Isto é como um filme de Hollywood apocalíptico", disse uma mulher que correu para uma loja no distrito comercial da capital para fugir dos vendavais.

Segundo Ahad Vazifeh, responsável pela previsão do tempo do governo, advertiu que o mau tempo deve durar até quarta-feira (4).

Fotos postadas em mídias sociais mostraram uma gigantesca nuvem de areia enchendo o horizonte da cidade, cuja temperatura caiu de 33C a 18C após o vendaval.

*Com AP, The Guardian e Reuters

Leia tudo sobre: tempestade de areiairateeravendavalacidentevazifeh

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas