Poroshenko tem 55,9% dos votos, bem à frente da ex-primeira ministra Yulia Tymoshenko, com 12,9%, mostra pesquisa

Reuters

Poroshenko deve ser eleito já no primeiro turno
Reuters
Poroshenko deve ser eleito já no primeiro turno

Uma pesquisa de boca de urna neste domingo (25) indicou que o magnata ucraniano de confeitaria Petro Poroshenko foi eleito como presidente após assegurar a maioria absoluta no primeiro turno de votação.

A pesquisa indicou que o ucraniano de 48 anos de idade teve 55,9% dos votos, bem à frente da ex-primeira ministra Yulia Tymoshenko, em segundo lugar com 12,9%%.

Se o resultado for confirmado na segunda-feira (26), isso tornaria desnecessário um segundo turno no próximo mês.

A pesquisa de boca de urna, conduzida por um consórcio da Iniciativa Democrática, o Instituto Internacional de Sociologia de Kiev e o Centro Ucraniano de Pesquisa Econômica e Política Razumkov, tem uma margem de erro de 3,5%.

Dia turbulento

Os ucranianos votaram neste domingo (25) na eleição presidencial considerada a mais importante desde que ganharam a independência de Moscou, há 23 anos, mas separatistas pró-russos armados interromperam a votação em regiões orientais da antiga república soviética.

"Estas são eleições extremamente importantes. Nós temos de ter certeza que a Ucrânia tornou-se um país verdadeiramente independente", disse o aposentado Mikhailo Belyk ao votar.

Na mesma linha, o empresário Viktor Sypchenko disse: "Eu estou votando para os meus filhos e seu futuro. Espero que possamos nos libertar de nosso passado terrível".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.