Exame fica pronto em até 1 minuto e será realizado por agentes em sala privada; iniciativa visa normalizar realização dos testes

BBC

Resultado de exame de sangue fica pronto em até um minuto
Reprodução
Resultado de exame de sangue fica pronto em até um minuto

Um supermercado na Grã-Bretanha vai começar a oferecer testes de HIV gratuitos que podem acusar o resultado em até um minuto.

Abril: Clínicas de Uganda vendem testes negativos de HIV falsificados

O serviço vai estar disponível a partir de segunda-feira em um dos estabelecimentos da rede de supermercados Tesco na cidade de Slough, no sudeste do país.

Os clientes poderão fazer o teste pela saliva, cujo tempo de espera é de 20 minutos, ou pela coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Mais rápido, o resultado deste exame fica pronto em até um minuto.

2011: Teste positivo de HIV paralisa indústria pornô nos EUA

O projeto "É hora de testar" é uma iniciativa da instituição de caridade Thames Valley Positive Support (TVPS) e tem o objetivo de "normalizar" a realização dos testes de doenças sexuais transmissíveis.

Os exames serão realizados por agentes de saúde em uma sala privada dentro do supermercado que ganhou o nome de "sala de comunidade". Enquanto esperam o resultado, os pacientes poderão discutir com o agente suas dúvidas a respeito de sua saúde sexual.

Rotina

"Nós temos feito testes nos nossos próprios estabelecimentos, mas agora queremos atingir mais pessoas da comunidade", afirma Sarah Macadam, diretora da TVPS.

"A ideia é tornar normal a realização desses testes, e a melhor forma é oferecê-los nos locais que fazem parte da rotina das pessoas", acrescentou Macadam.

A cidade de Slough é um dos locais com maior número de casos do vírus HIV no sudeste do país. No futuro, a instituição espera levar os testes para centros de lazer, academias de ginástica e outros estabelecimentos comerciais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.