Explosão mata 29 na fronteira da Síria com a Turquia

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Mulheres e crianças estão entre as vítimas. Ainda não se sabe o que causou a explosão, diz órgão de direitos humanos no país

Explosão perto de uma passagem de fronteira entre a Síria e a Turquia matou mais de 29 pessoas, ao menos cinco mulheres e três crianças, e feriu muitos outras nesta quinta-feira (15), de acordo com grupo de monitoramento da guerra civil síria.

Contra o Governo: Rebeldes sírios explodem hotel de Aleppo usado pelo Exército

AP
Equipes de resgate da defesa civil carregam corpos de vítimas de um ataque aéreo em Aleppo, Síria (abril/2014)


Cenário: Entenda o impacto da queda de Homs na guerra síria

O Observatório Sírio-Grã-Bretanha para os Direitos Humanos informa que a explosão aconteceu em uma garagem perto da passagem de fronteira de Bab al-Salameh, província síria ao norte de Aleppo. A garagem é usada pelos passageiros que chegam ou saem do local, segundo Rami Abdurrahman, chefe do Observatório.

Para Abdurrahman, não está claro se um homem-bomba causou a explosão. Ele disse que os feridos estavam recebendo tratamento médico em hospitais turcos e sírios. Já o Comitês de Coordenação Locais, outro grupo ativista, afirma que um carro-bomba na passagem da fronteira deixou ao menos 30 mortos e feriu "muitas" pessoas.

"Pelo menos 12 ambulâncias transportaram feridos para a Turquia. O número de mortos é muito alto", afirmou uma fonte. Imagens enviadas por manifestantes mostram carros em chamas e pedaços de corpos carbonizados espalhados pela região.

A agência de notícias Dogan da Turquia informou que a explosão feriu "dezenas de pessoas " na área de Karaj Sajou, mas não deu mais detalhes.

O conflito da Síria começou com protestos pedindo reformas que se transformaram em um levante armado e, eventualmente, uma guerra civil após feroz repressão militar contra manifestantes. Mais de 150 mil pessoas morreram desde março de 2011 e centenas de milhares foram feridas.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: fronteirasiriaturquiaexplosao

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas