Obama diz estar impressionado com progresso do Uruguai durante visita de Mujica

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Presidente elogiou compromisso com a democracia e direitos humanos do líder sul-americano e disse querer estreitar laços

O presidente Barack Obama afirmou estar "muito impressionado" com o progresso do Uruguai desde que José Mujica assumiu a presidência do país, em 2010, durante encontro em Washington nesta segunda-feira (12).

Legalização: 'Viver é experimentar', diz presidente do Uruguai sobre maconha

AP
Os presidentes Barack Obama e José Mujica durante coletiva no Salão Oval da Casa Branca em Washington, EUA


Março: Após pedido dos EUA, Uruguai aceita receber presos de Guantánamo

Durante o encontro, Obama elogiou particularmente o compromisso do líder uruguaio com a democracia e os direitos humanos.

Para o presidente norte-americano, as discussões no Salão Oval com o Mujica foram "uma oportunidade de encontrar maneiras de aprofundarmos ainda mais essa relação". "Nós dois achamos que há espaço para expandir o comércio entre os nossos países", disse.

Mujica raramente usa gravata e não fez exceção para a sua visita à Casa Branca. O ex-guerrilheiro também tem atraído as atenções por conduzir um velho Fusca e continuar vivendo em uma fazenda de flores bem simples com sua esposa.

O presidente uruguaio de 78 anos disse que gostaria de poder visitar outros lugares dos Estados Unidos durante sua viagem, mas que está velho demais para esse tipo de excursão.

*Com AP

Leia tudo sobre: mujicaobamaeuauruguaicasa branca

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas