Fundador do cartel Los Zetas é morto a tiros no México

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Galindo Mellado Cruz foi uma das vítimas fatais de tiroteio em Reynosa, próxima do Texas; soldado mexicano também morreu

Galindo Mellado Cruz, um dos fundadores da gangue que antecedeu o brutal cartel Los Zetas, no México, está entre as seis vítimas fatais de um tiroteio em cidade da fronteira com os EUA, segundo informou funcionário de segurança do estado de Tamaulipas na noite de domingo (11).

2013: México captura líder do cartel Los Zetas

Reprodução/Youtube
Galindo Mellado Cruz foi um dos militares desertores que ajudou a fundar a gangue que se transformou no cartel Los Zetas, no México


Violência: Guatemala responsabiliza Los Zetas por assassinato de 28 agricultores

De acordo com a fonte, que não quis se identificar por questões de segurança, as autoridades confirmaram a morte do militar desertor em um tiroteio na sexta (9). Um soldado mexicano também está na lista dos homens mortos em Reynosa, que fica próximo a McAllen, Texas. 

Ele afirmou que Mellado Cruz foi um dos 30 ex-soldados especiais que criaram a gangue Zetas para impulsionar o Cartel do Golfo. O fim do Cartel culminou em um racha sangrento com seu antigo aliado. O funcionário disse que Mellado Cruz detinha posição de comando no Zetas.

Tamaulipas se tornou uma das arenas da luta entre o Cartel do Golfo e os Los Zetas e já foi um dos estados mais violentos do México. A região, porém, havia se acalmado em 2012, antes de a violência voltar a assolar o local nas últimas semanas.

*Com AP

Leia tudo sobre: los zetasmexicomellado cruzmortecartel

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas