Inundações atingem Flórida e Alabama após mau tempo deixar rastro de destruição em estados como Arkansas e Oklahoma

A Flórida e o Alabama foram atingidos por inundações nesta quarta-feira (30) no que parece ser um último golpe do sistema de tempestade severo que atingiu o sul e o centro-oeste dos EUA ​​após eclosão violenta no Arkansas e em Oklahoma.

Ontem: Tornados matam mais 14 no sul dos EUA; total de mortos é de 31 em dois dias

Pessoas trabalham na desobstrução de uma árvore em um galpão após tempestade nos EUA (29/04)
AP
Pessoas trabalham na desobstrução de uma árvore em um galpão após tempestade nos EUA (29/04)


Vítimas: Tornados matam 17 no centro-sul dos EUA

Pelo menos 35 pessoas foram mortas em meio as tempestades, que começaram no domingo e se espalham de Oklahoma, coração central do país, para Carolina do Norte, na costa sudeste.

No noroeste da Florida, onde fortes chuvas e enchentes deixaram pessoas presas em suas casas e carros. O porta-voz do condado de Escambia, Bill Pearson, afirmou que equipes de resgate de incêndio não foram capazes de responder a algumas chamadas por causa de enchentes em estradas ao redor de Pensacola. O município está se movendo por meio de barcos e jet skis das praias às ruas para resgates.

Assista: Homem do tempo foge de tornado ao vivo em TV dos EUA

O sistema é a mais recente investida de clima ruim um dia depois de um tornado de quase 1 km ter aberto um caminho de 130 km de destruição através dos subúrbios de Little Rock, Arkansas, deixando ao menos 15 mortos. Tornados ou tempestades severas também deixaram um morto em Oklahoma e outro em Iowa no domingo.

Na Carolina do Norte, o Serviço Nacional de Meteorologia informou que um tornado chegou a cinco condados na terça, mas causou danos estruturais moderados em casas e derrubou algumas árvores. Duas cidades do estado informaram extensas inundações por meio de tempestades. Não houve feridos.

Veja galeria de fotos sobre a passagem do tornado

Vídeo: Imagens aéreas mostram destruição após tornado no Arkansas

No Mississippi, autoridades afirmam que 12 pessoas morreram na segunda, nove delas em Winston County. Em Tupelo, comunidade a nordeste do Mississippi, conhecida por ser o berço de Elvis Presley, todos os prédios em uma área de dois blocos foram danificados, segundo autoridades.

Danos

Tornados destruíram casas e comércios, reviraram caminhões nas estradas e entortaram postes telefônicos em ângulos de 45 graus enquanto atravessavam o Alabama e o Mississippi na segunda, parte de um sistema de tempestades que deixou ao menos 14 mortos no sul e elevou para 31 o número total de mortos por dois dias de clima severo no país.

Dezenas de milhares de clientes ficaram sem luz no Alabama, Kentucky e Mississippi, e outros milhares se esconderam em porões e abrigos depois que o Serviço Nacional do Clima emitiu alertas para mais tornados durante toda a noite no Alabama. Imagens de radar mostraram um deles se direcionando para a cidade de Birmingham. Satélites de clima do espaço mostraram nuvens tumultuosas em boa parte do sul durante toda a segunda-feira.

*Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.