Tornados matam 17 no centro-sul dos EUA

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Pior tempestade atingiu o Arkansas, deixando rastro de quase 129 km de destruição dentro ou perto de vários subúrbios

Um sistema de tornados passou através do centro-sul dos EUA e deixou ao menos 17 mortos em três Estados no domingo, em um violento início da temporada das tempestades deste ano, disseram autoridades. 

Novembro: Sobreviventes de tornado no centro-oeste dos EUA vasculham destroços

Homem tenta tirar gato que ficou preso sob casa derrubada por tornado em Tupelo, Mississippi (28/4). Foto: APHomem e mulher examinam danos deixados por tornado em Richland, Mississippi (28/4)
. Foto: APVisão de tornado envolto por chuva em direção ao sul é visto em Hazel Green, Alabama (28/4)
. Foto: APTrabalhador tira foto de prédios danificados por tornado em Tupelo, Mississippi (28/4). Foto: APPrédios ficam danificados depois de passagem de tornado em Tupelo, Mississippi (28/4)
. Foto: APCarro com janelas destruídas e topo amassado é visto em frente de posto de gasolina bastante danificado por tornado (28/4). Foto: APHotel e restaurante ficam danificados em Tupelo, Mississippi após passagem de tornado (28/4). Foto: APMulher é consolada após procurar seu labrador que desapareceu durante passagem de tornado em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: ReutersPicape revirada é refletida na água após passagem de tornado em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: ReutersCasa fica danificada após passagem de tornado em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: ReutersVeículo revirado é visto em meio aos destroços deixados por tornado em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: ReutersFotógrafo faz cobertura de danos deixados por tornado na cidade de Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: ReutersResidentes de Quapaw, Oklahoma, verificam danos em bairro residencial atingido por um tornado na noite de domingo (27/4). Foto: APPolicial conversa com pessoas em Baxter Springs, Kansas, depois de passagem de tornado (27/4). Foto: APTrailers de viagem e casas sobre rodas são vista empilhadas umas sobre as outras em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: APHomem caminha por automóveis destruídos por tornado em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: APFoto fornecida por James Bryant mostra destruição deixada por tornado em Mayflower, Arkansas (27/4). Foto: AP

Um dos tornados tocou terra no domingo a cerca de 16 km a oeste da capital estadual Little Rock, Arkansas, e então deixou um rastro de quase 129 km de destruição enquanto atravessava ou passava perto de vários subúrbios no norte da capital do Estado, incluindo Vilonia. A tormenta cresceu para ficar com uma largura de quase 1 km e manteve-se no chão em boa parte dessa rota, deixando 15 mortos nesse Estado. O número, inicialmente apontado em 16, foi diminuído depois da percepção de que duas vítimas haviam sido contadas duas vezes.

"Um bairro inteiro em Faulkner, com umas 50 casas, foi destruído. Muitos lares sumiram completamente, exceto as fundações. Há mais devastação assim em outras partes de Arkansas", disse o legislador estadual Tim Griffin à Reuters.

Assista ao vídeo:

O canal Weather Channel mostrou imagens de carros retorcidos e revirados, alguns com pessoas ainda dentro, numa fila que se estendia por quilômetros na rodovia Interestadual 40, cerca de 35 quilômetros a noroeste de Little Rock. A estrada foi interditada.

Mayflower foi atingida pelo leste, tendo árvores e postes derrubados, o que dificultou o acesso dos serviços de emergência às áreas atingidas, que ficaram no escuro, segundo autoridades. 

O tornado que atingiu o Arkansas foi o maior de vários produzidos por um poderoso sistema de temporais que cortou pelo centro-sul dos EUA. Outra tempestade deixou um morto em Quapaw, Oklahoma, antes de cruzar para o Kansas ao norte e destruir de 60 a 70 casas e deixar 25 feridos na cidade de Baxter Springs, de acordo com autoridades dos Kansas. Uma morte foi relatada em Baxter Springs, mas ainda não se sabe se foi causada por um tornado. Uma morte também foi registrada em Iowa.

Entre as ruínas no Arkansas estava uma nova escola intermediária de US$ 14 milhões prevista para abrir a partir de setembro. "Apenas não há mais nada nada. Provavelmente teremos de começar tudo de novo", disse o superintendente de Vilonia Schools, Frank Mitchell, depois de verificar o que havia sobrado do prédio.

Equipes de emergência e voluntários foram de porta a porta procurar por vítimas. Os tornados também atingiram Nebrasca, Iowa e Missouri.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: tornadoeuaarkansastornados 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas