Encontro de líder com máquinas ocorreu durante visita ao Museu Nacional de Ciência e Inovação (Miraikan), em Tóquio

A voz era levemente entrecortada, parecendo com a de uma criança. "Bem-vindo a Miraikan, sr. presidente, é um prazer conhecê-lo."

Viagem: Como contrapeso à China, Obama visita a Ásia

Presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimenta o robô Asimo no Museu Nacional de Ciência e Inovação (Miraikan), em Tóquio
AP
Presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimenta o robô Asimo no Museu Nacional de Ciência e Inovação (Miraikan), em Tóquio

Quarta: Obama tranquiliza aliados sobre China em início de viagem pela Ásia

O presidente Barack Obama curvou-se parecendo encantado. Afinal de contas, aquele que o cumprimentava era um robô humanoide de 1,4 metro com a aparência de um diminuto soldado de Guerra nas Estrelas.

"É um prazer conhecê-lo também", disse Obama, fazendo uma pausa para observar o robô, cujo nome é Asimo, apresentar-se durante um tour pelo Museu Nacional de Ciência e Inovação (Miraikan).

Asimo, feito pela Honda, anunciou "Eu realmente posso correr rapidamente" antes de pular em direção a uma bola de futebol e informar Obama: "Posso chutar uma bola também."

Veja imagens do presidente Obama:

O robô chutou uma bola certeira para Obama, que a parou com o pé. Em sua última apresentação, o robô declarou: "Recentemente aprendi a pular." Então ele começou a saltar, primeiramente com apenas um pé e depois com os dois.

Curioso, Obama perguntou a Mamoru Mohri, o diretor-executivo chefe da Miraikan, se o robô era controlado por controle remoto. Sim, respondeu Mohri, mas ele pode agir de forma autônoma também.

Obama também testemunhou a apresentação de outros robôs, incluindo um projetado por técnicos japoneses e parcialmente financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA que foi desenvolvido para ajudar nas respostas a desastres.

"Devo dizer que os robôs foram um pouco assustadores", disse Obama posteriormente. "Eles eram demasiadamente realistas."

*Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.