Na celebração da Páscoa, papa Francisco rezou pela paz na Ucrânia e na Venezuela

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Francisco fez apelos durante Missa da Ressurreição na Praça São Pedro, que reuniu mais de 150 mil pessoas neste domingo

AP Photo
Papa durante celebração da missa do Domingo da Ressureição, na manhã deste domingo (20/04)

Mais de 150 mil católicos assistiram à missa do Domingo da Ressureição, que o papa Francisco celebrou na sacada central da basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Em sua mensagem, o papa lembrou que neste ano a celebração da Páscoa da Igreja Católica coincidiu com a de igrejas ortodoxas, que têm muitos seguidores na Ucrânia.

Em sua prece, pediu para que Deus ilumine e inspire iniciativas que promovam a paz na Ucrânia e na Síria e também citou a Venezuela. Sobre a Venezuela, o pontífice defendeu a "concórdia" entre as partes (governo de Nicolás Maduro e seus opositores), que já solicitaram a participação da Santa Sé em suas negociações.

Reuters
Francisco com a multidão na Praça São Pedro

"Que as almas se encaminhem para a reconciliação e para a concórdia fraterna na Venezuela", pediu o papa latino-americano.

O bispo de Roma também citou o conflito da Síria e rezou pela libertação dos sacerdotes sequestrados e por todos aqueles que sofrem perseguição por professar uma fé.

Amor ao próximo

Em sua fala, como já é de seu costume, Francisco também instou as pessoas a prestarem atenção ao próximo, principalmente ao necessitado que vive perto de cada um. Ele disse que a "boa notícia" de alegria e esperança da Páscoa significa "estar perto de quem foi esmagado por problemas da vida, partilhar com os necessitados e estar ao lado dos doentes, idosos e os excluídos."

A missa do domingo de Páscoa é o ponto culminante da Semana Santa - o dia que marca a crença cristã de que Jesus ressuscitou dos mortos depois de sua crucificação.

Veja imagens das celebrações da Páscoa no Brasil e no mundo

Papa Francisco acena para os fiéis depois de celebrar sua primeira Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APFrancisco beija e abraça criança depois de celebrar sua primeira Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APPapa Francisco beija bebê depois de celebrar sua primeira Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APFoto divulgada pelo jornal L'Osservatore Romano mostra papa Francisco durante bênção 'Urbi et Orbi' na Praça de São Pedro, Vaticano (31/03). Foto: APBoneco de Judas aludindo ao pastor Marco Feliciano na zona norte da capital (30/03). Foto: Futura PressCrianças participam da Malhação de Judas no Sábado de Aleluia no bairro do Cambuci (30/03). Foto: Futura PressFiéis vestidos com túnicas brancas seguram velas durante 'Procissão das Almas' em Mariana, Minas (30/03). Foto: ReutersMembro da Britannia Coconut participa de dança tradicional do sábado da Páscoa que marca definição de fronteiras de cidade de Bacup, Inglaterra (30/03)
. Foto: ReutersFiéis se reunem ao redor do Coliseu, em Roma, para a Via Sacra noturna (29/03). Foto: APPapa Francisco fala aos fiéis reunidos no Coliseu: primeira Páscoa no pontificado. Foto: APPapa Francisco reza deitado durante a missa da Sexta-feira Santa na Basílica de São Pedro (29/03). Foto: APDom Odilo Scherer e o padre Júlio Lancelotti participaram de uma Via Sacra pela Cracolândia, na região central de São Paulo (SP) (29/03). Foto: Futura PressPapa Francisco durante missa na Basílica de São Pedro (29/03). Foto: APCelebração da Sexta-Feira Santa em Belém (PA) (29/03). Foto: Futura PressPeregrino cristão vestido como Jesus Cristo carrega cruz durante representação da crucificação na Cidade Velha de Jerusalém (29/03). Foto: APPeregrinos católicos rezam dentro da Igreja do Santo Sepulcro, que se acredita ser o local da crucificação de Cristo, na Cidade Velha de Jerusalém (29/03). Foto: APPenitente mascarado da Irmandade de La Santa Vera Cruz reza durante procissão Los Picaos na vila de San Vicente de la Sonsierra, Espanha (29/03). Foto: APPé com corrente de penitente mascarado da Irmandade de La Santa Vera Cruz é visto durante procissão na vila de San Vicente de la Sonsierra, Espanha (29/03). Foto: APCristãos paquistaneses participam de missa em igreja de Lahore (29/03)
. Foto: APNadador sai de água perto de boneco de neve em formato de coelho em praia de Strandbad do lago Wannsee em Berlim, Alemanha (29/03). Foto: APDavid Carnell (C) interpreta papel de Jesus Cristo durante procissão na Sexta-Feira da Paixão em Sydney, Austrália (29/03). Foto: APCoelhos de chocolate sorridentes são expostos em loja de Bruges, Bélgica (29/03). Foto: AP


* Com AP

Leia tudo sobre: papa FranciscoPáscoa

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas