México prepara primeira lista negra de financiamento ilegal de drogas

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Ministro das Finanças mexicano, Luis Videgaray, disse que autoridades bancárias fornecerão maiores detalhes sobre as medidas nos próximos dias

Reuters

Divulgação
EUA divulga periodicamente uma lista negra de indivíduos e empresas que estariam lavando dinheiro de cartéis de drogas

13 Abr (Reuters) - O México está se preparando para implementar novas regras que permitirão ao governo identificar pessoas e empresas ligadas ao tráfico de drogas e proibirão empresas financeiras de fazer negócios com elas, disse o ministro das Finanças no sábado (12).

LEIA TAMBÉM: Liberação da maconha no Uruguai reacende debate sobre drogas em ano eleitoral

O ministro das Finanças mexicano, Luis Videgaray, disse que autoridades bancárias fornecerão maiores detalhes sobre as medidas nos próximos dias.

"Pela primeira vez, temos a capacidade de emitir uma lista e essa lista impedirá que qualquer instituição financeira realize transações com essas pessoas", disse Videgaray em uma entrevista coletiva em Washington, segundo uma transcrição.

O Departamento de Controle de Bens Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos divulga periodicamente uma lista negra de indivíduos e empresas que estariam lavando dinheiro de cartéis de drogas.

Os poderosos cartéis mexicanos lavam bilhões de dólares anualmente faturados pelo envio ilegal de drogas para os EUA. Autoridades norte-americanas aplaudiram os esforços do México para combatê-los e derrubar os maiores traficantes, mas também criticaram a falta de medidas para desmantelar as estruturas financeiras dos cartéis.

Por Krista Hughes.

Leia tudo sobre: méxicodrogaslista negrafinanciamentocarteis

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas