Autoridade do Vaticano afirma que pontífice deve compartilhar alimentos com moradores da casa de convidados ou doá-la

Reuters

A rainha Elizabeth 2ª se encontrou com o papa Francisco pela primeira vez nesta quinta-feira e presenteou o pontífice com delícias culinárias das propriedades reais, entre elas uma dúzia de ovos e uma garrafa de uísque.

Obama ao papa Francisco em visita ao Vaticano:  Sou seu grande admirador

Rainha Elizabeth 2ª conversa com papa Francisco durante audiência no Vaticano
Reuters
Rainha Elizabeth 2ª conversa com papa Francisco durante audiência no Vaticano

"Também trouxe algo de nossas propriedades, que é para você pessoalmente", disse a rainha, que usava um vestido lilás e um chapéu roxo, ao entregar a Francisco uma cesta repleta de alimentos ao final do encontro particular de 17 minutos no Vaticano.

Os 18 itens do palácio de Buckingham, Windsor, Sandringham e Balmoral ainda incluíam dois tipos de mel, "Coronation Best Bitter" e "Grandad's chutney", e sabões de aromaterapia feitos à mão em Sandringham.

Uma autoridade do Vaticano disse que o papa provavelmente vai compartilhar a comida com outros moradores da casa de convidados, onde mora desde sua eleição depois de ter abdicado dos espaçosos cômodos papais, ou doá-la.

A rainha e o príncipe Philip, duque de Edimburgo, conheceram o papa em um cômodo moderno ligado à sala de audiências do Vaticano sem grande parte da pompa do cerimonial geralmente presente em tais visitas.

O comunicado do Vaticano não informou o que os dois conversaram. A rainha também é a Suprema Governante da Igreja da Inglaterra, que se separou de Roma em 1534. O papa é argentino, e a Grã-Bretanha foi à guerra com seu país pelo controle das Ilhas Malvinas em 1982.

Para conter qualquer especulação de que os dois podem ter discutido as Malvinas, a embaixada britânica lembrou os repórteres que, embora o papa seja argentino, a posição oficial do Vaticano sobre a disputa territorial é neutra.

Francisco também deu um presente à rainha por seu neto de oito meses, o príncipe George de Cambridge: uma esfera feita de lápis lázuli, uma pedra azul-escura semipreciosa, encimada pela cruz prateada de Santo Eduardo.

"Ele vai ficar entusiasmado com ela", disse a rainha ao papa, depois fez uma pausa e acrescentou "quando for um pouco mais velho".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.