Egito marca 1º turno da eleição presidencial para 26 e 27 de maio

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Ex-comandante das Forças Armadas que derrubou Mursi é o favorito na disputa, embora seja acusado de liderar golpe

Reuters

Os egípcios vão votar nos dias 26 e 27 de maio no primeiro turno das eleições presidenciais, informou neste domingo o comitê eleitoral, num pleito para o qual a expectativa é que o ex-comandante das Forças Armadas Abdel Fattaf al-Sisi vença com facilidade.

Egito: Manifestantes protestam contra candidatura de ex-militar que depôs Morsi

Sisi, que derrubou o presidente Mohamed Mursi em julho, conta com grande apoio popular. Ele é visto como a pessoa que pode salvar o Egito da crise. No entanto, os opositores islâmicos o encaram como o líder de um golpe.

Sisi era visto como a figura mais influente no governo interino que tem reprimido a Irmandade Muçulmana, de Mursi. A Irmandade foi banida.

Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Estudantes apoiadores de Mursi colocam fogo em carro da polícia no Cairo, Egito, neste domingo


A eleição terá um segundo turno em junho se nenhum dos candidatos alcançar uma determinada quantidade de votos. Na entrevista à imprensa, o comitê eleitoral não disse qual a margem de votos que alguém teria que alcançar no primeiro turno para ser o vencedor.

A expectativa é que Sisi ganhe com folga as eleições. Ele conta com o apoio dos meios de comunicação privados e estatais.

Até agora, o único adversário é o político de esquerda Hamdeen Sabahi, que perdeu para Mursi em 2012. Sisi deixou o seu posto no governo e nas Forças Armadas para assumir a sua candidatura.

A campanha eleitoral ocorrerá de 3 a 23 de maio, segundo o comitê organizador das eleições.

Leia tudo sobre: egitoeleições

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas