México descobre 370 crianças imigrantes abandonadas

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

As crianças disseram que seus "guias" os abandonaram após aceitarem pagamento entre 3 mil e 5 mil dólares

Reuters

Em uma semana, 370 filhos de imigrantes, a maioria da América Central, foram encontrados abandonados no México, após traficantes prometerem levá-los para os Estados Unidos, mas deixando-os entregues à própria sorte depois de ter receberem milhares de dólares, disseram autoridades.

Leia também: Novos imigrantes ocupam interior de São Paulo

Quase metade dos menores, dos quais 163 com idade inferior a 18 anos, foram encontrados viajando sozinhos disse o Instituto Nacional de Migração do México (INM) em comunicado.

A cada mês milhares de imigrantes, a maioria de Honduras, Guatemala e El Salvador, tentam emigrar para os Estados Unidos cruzando várias fronteiras na viagem, apesar da ameaça de traficantes que sequestram, assassinam e estupram mulheres.

As crianças disseram aos agentes de migração federais que os seus "guias" os abandonaram após aceitar entre 3 mil e 5 mil dólares em pagamentos, disse o INM.

As crianças e os jovens foram encontrados entre os dias 17 e 24 de março, em 14 estados diferentes no México.

"A maioria das crianças mostraram sinais de fadiga extrema, lesões nos pés, desidratação e desorientação em não saberem onde tinham sido abandonados ", disse o INM.

Na semana que as crianças foram encontradas um total de 1.895 imigrantes de vários países foram detectados no México a partir de países tão distantes como a Somália, Japão e Síria, entre outros.

Leia tudo sobre: méxicocriançasimigraçãomundo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas