Folia uruguaia dura 40 dias. Quebec, no Canadá, realiza a festa mais gelada do mundo e a França promove 'batalha das flores'

Donos do carnaval mais longo do mundo, os uruguaios celebram seus 40 dias de folia com uma programação cultural bastante intensa: bandas musicais, grupos de teatro e festas folclóricas entretêm os cerca de 850 mil turistas que visitam Montevidéu, capital do país, para as celebrações, realizadas geralmente do início de fevereiro a março.

Assim como ocorre com os uruguaios, os bolivianos também têm motivo de sobra para se orgulhar da festa. No Carnaval de Oruro, danças tradicionais como a La Diablada e Los Caporales lhe renderam o título de Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco em 2001.

E não é apenas nos países da América do Sul que a festa se tornou popular. Na italiana cidade de Veneza, a sofisticação dos bailes de máscaras medievais invade os modernos canais da cidade. A Alemanha usa carros alegóricos não apenas para entreter seus foliões, mas também para satirizar grandes líderes de Estado, como sua própria chanceler, Angela Merkel, enquanto na França, gôndolas se tornam palco da famosa 'batalha de flores' na cidade de Nice.  Confira essas e outras tradições carnavalescas pelo mundo:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.