Primeiro-ministro indicado do Egito promete 'esmagar terrorismo'

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Sucessão de Beblawi, que renunciou na segunda, por Mehlib parece ter objetivo de apaziguar greves que ameaçam governo

O primeiro-ministro indicado do Egito disse nesta terça-feira que seu governo vai trabalhar para "esmagar o terrorismo" e que espera formar seu novo gabinete rapidamente.

Segunda: Primeiro-ministro do Egito renuncia durante discurso à TV estatal

AP
Ibrahim Mehlib (C), que foi indicado para o cargo de premiê egípcio, visita projeto de habitação do governo em Ismailiya, Egito (24/11/2013)

Líder do golpe de Estado: Egito promove chefe do Exército

"Vamos trabalhar juntos para restaurar a segurança no Egito e esmagar o terrorismo em todos os cantos do país", disse Ibrahim Mehlib em coletiva, depois que o chefe de Estado interino, Adly Mansour, pediu-lhe que formasse um novo governo cerca de dois meses antes de cruciais eleições presidenciais.

A mudança do economista veterano Hazem el-Beblawi, que renunciou na segunda, para Mehlib, um magnata da construção da era do autocrata deposto Hosni Mubarak, pareceu orquestrada para dar ao marechal de campo Abdel-Fattah el-Sissi, o chefe militar do país, um período de menos manifestações de rua depois do aumento de greves trabalhistas que têm o potencial de desencadear um tumulto maior.

El-Sissi derrubou o presidente islamita Mohammed Morsi em julho e apoio o governo de Beblawi durante um período tumultuoso, incluindo uma repressão pesada contra a Irmandade Muçulmana e um referendo nacional que adotou uma nova Constituição em meio ao crescimento da insurgência militante islâmica e aos ataques terroristas.

Referendo: Egípcios aprovam nova Constituição

Com sua candidatura presidencial quase certa, el-Sissi deve deixar o Exército para disputar a presidência. Entretanto, um granduado funcionário do governo afirmou que o soldado de 59 anos manterá seu posto de ministro da Defesa no próximo gabinete.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: egitosissimorsi

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas