Trecho mais afetado vai do leste do Texas às Carolinas. Mau tempo deve causar apagões em várias áreas do país

Reuters

Uma tempestade intensa de gelo e neve atingiu, nesta quarta-feira (12), o sudeste dos EUA, prejudicando os transportes rodoviários e aéreos e ameaçando causar apagões generalizados, segundo meteorologistas.

Congestionamento atinge lado que leva ao sul de Atlanta, enquanto norte fica vazio (29/1)
AP
Congestionamento atinge lado que leva ao sul de Atlanta, enquanto norte fica vazio (29/1)


O trecho mais afetado vai do leste do Texas às Carolinas, podendo chegar até os Estados do Médio Atlântico, segundo Roger Edwards, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional. "É incomum termos uma tempestade de gelo tão a leste no Sul Profundo", acrescentou.

Tempestade de neve paralisa sul dos EUA e torna rodovias uma 'cena de zumbis'

O presidente Barack Obama decretou estado de emergência na Geórgia, onde o governo estadual não funcionaria na quarta-feira. Governadores de outros Estados do sul declararam emergências climáticas.

As autoridades se apressaram em fazer planos para lidar com o mau tempo, após enfrentarem críticas há duas semanas, quando uma tempestade paralisou estradas na região de Atlanta e obrigou mais de 11 mil estudantes do Alabama a passarem a noite em suas escolas.

As condições se agravaram durante a noite, quando uma faixa do Alabama à Carolina do Sul foi atingida com chuva, granizo e neve. Moradores se preparam para enfrentar chuva congelada e vias escorregadias, segundo Edwards. "O tráfego matinal será horrível", alertou. "Pessoas que não estão acostumadas a lidar com essas condições devem evitá-las - ficar em ambientes fechados, ficar fora das estradas."

No início deste ano: Força de frio polar diminui em boa parte dos EUA, mas número de mortos é de 21

A última tempestade de gelo significativa nessa região foi em janeiro de 2000, quando a formação de 13 milímetros de gelo deixou mais de 350 mil pessoas sem energia, disse o meteorologista Dan Darbe. No caso da tempestade atual, "estamos falando em uma área bem maior e com muito mais gelo".

A tempestade já despejou 5 a 15 centímetros de neve na terça-feira no norte da Geórgia. Mas o gelo era uma preocupação muito maior na quarta-feira, quando é esperado o acúmulo de 6 a 20 milímetros em grande parte da Geórgia, incluindo a região metropolitana de Atlanta. Algumas áreas podem ter mais de 25 milímetros.

O mau tempo já provocou duas mortes em acidentes de trânsito no Mississippi e três no norte do Texas, segundo as autoridades.

Mais de 2.500 voos foram cancelados nos EUA, e muitos sofrem atrasos na manhã de quarta-feira, segundo site de monitoramento aéreo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.