Helicóptero resgata passageiros de navio preso no gelo da Antártida

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Tripulação russa segue a bordo para ajudar na retirada da embarcação. Grupo passou Natal e Ano Novo encalhado

Um helicóptero chinês conseguiu alcançar o navio russo encalhado na Antártida por nove dias e resgatou 52 pessoas que estavam a bordo e passaram o Natal e o Ano Novo presas no gelo, disse o líder da expedição nesta quinta-feira (2).

Conheça a home do Último Segundo

AP Photo/Xinhua, Zhang Jiansong
Helicóptero é usado no resgate de passageiros de navio preso no gelo em região próxima à Antártida


O helicóptero saiu a partir do quebra-gelo chinês Snow Dragon e transportou todos os passageiros do navio Akademik Shokalskiy para um navio de abastecimento da Antártida australiano, o Aurora Australis. 

Chris Turney, líder da expedição privada, disse que as condições melhoraram o suficiente para permitir o resgate após dias de fortes ventos, neblina e gelo em movimentação no mar. 

Imagens de televisão mostraram o helicóptero testando um heliporto improvisado no gelo e aparentemente retirando os primeiros 12 passageiros. O navio russo deixou a Nova Zelândia em 28 de novembro para comemorar o centenário da viagem à Antártida liderada pelo famoso explorador australiano Douglas Mawson.

De acordo com o periódico britânico The Guardian, a tripulação russa continua na embarcação para ajudar a desencalhar o navio quando o gelo em volta se partir. A expectativa é que a operação aconteça nos próximos dias, quando o vento mudar de direção.

A embarcação encalhou em 24 de dezembro, 100 milhas náuticas a leste da estação antártica francesa Dumont D'Urville e a cerca de 1,5 mil milhas náuticas ao sul do Estado australiano da Tasmânia.

*Com informações da Reuters

Leia tudo sobre: MUNDOGERALANTARCTIDAHELICOPTERORESGATE

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas