Papa Francisco celebra Missa do Galo pela primeira vez no Vaticano

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Tradicional celebração na Basília de São Pedro contou com mais de 300 religiosos, entre cardeais e bispos

O papa Francisco celebrou nesta terça-feira (24) a tradicional missa de Natal do Vaticano. Em sua primeira celebração natalícia como pontífice, Francisco contou com o auxílio de mais de 300 religiosos, entre cardeais, bispos e padres.

Conheça a home do Último Segundo

Vaticano: Papa Francisco e Bento 16 rezam juntos em encontro de Natal

AP
Francisco segura imagem do Menino Jesus durante celebração no Vaticano, nesta terça-feira (24)

A missa na Basílica de São Pedro foi iniciada por volta das 21h30 horário local (às 18h30, no horário de Brasília). Muitas pessoas não conseguiram entrar e ficaram do lado de fora da igreja. Na missa, Francisco pediu aos fiéis que evitem o orgulho e o egoísmo e que abram o coração para Deus.

Papa pede que políticos prestem atenção ao problema dos sem-teto

O período da homilia foi breve e definido pelo pontífice com o ensinamento "o homem pode escolher entre a escuridão e a luz". "Por parte das pessoas há momentos de luz e escuridão, fidelidade e infidelidade, obediência e rebelião", disse Francisco em italiano. "Em nossa história pessoal também, há momentos iluminados e escuros, de luz e de sombra. Se amamos a Deus e aos nossos irmãos e irmãs, nós andarmos na luz. Mas se o nosso coração está fechado, se somos dominados pelo orgulho, o engano, o egoísmo, caímos na escuridão".

Mais cedo, o presidente do Governo da Cidade do Vaticano, cardeal Giuseppe Bertello, inaugurou o presépio da Praça São Pedro, que neste ano foi doado pela diocese de Nápoles.

Com o título "Francisco 1223-Francisco 2013", o presépio evoca o santo de Assis que inspirou o Papa na escolha do nome para o pontificado e que foi o primeiro a montar um presépio. Amanhã, no dia de Natal, Francisco fará a benção Urbi et Orbi ("À cidade de Roma e ao mundo"), por volta das 12h, no horário local. 

*com Ansa e Reuters

Leia tudo sobre: franciscopapamissa do galonatalvaticano

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas