Queda de helicóptero mata seis soldados dos EUA no sul do Afeganistão

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Aeronave tinha problemas no motor, disseram EUA e Otan em comunicado. Uma pessoa ficou ferida no acidente

Seis soldados dos EUA morreram nesta terça-feira quando um helicóptero com problemas no motor caiu no sul do Afeganistão, disseram os EUA e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O número de mortos é o maior em um único acidente envolvendo as forças internacionais nos últimos meses.

Conheça a home do Último Segundo

AP
Equipe da Força Aérea dos EUA carrega caixão com corpo de militar morto no Afeganistão (30/04)

Saiba mais: Entenda por que o Afeganistão é estratégico

NYT: Lentidão do processo de visto ameaça vidas de tradutores afegãos

Uma pessoa a bordo sobreviveu com ferimentos, disseram duas autoridades da Defesa sob condição de anonimato.

Uma declaração divulgada pela coalizão militar internacional da Otan disse que o acidente está sob investigação e não havia nenhuma atividade de insurgência na região onde ele aconteceu. "A causa do acidente está sob investigação, embora relatos iniciais indiquem que não havia atividade inimiga na área no momento", disse a Otan em comunicado. Em Washington, um funcionário disse que era investigada especialmente a causa "da falha no motor".

Leia também: Invasões e conflitos marcam história do Afeganistão

O vice-governador da Província de Zabul (sul), Mohammad Jan Rasoolyar, disse que um helicóptero da Otan caiu no remoto distrito de Shajau, com posteriormente os funcionários americanos confirmando que Zabul era o local da queda.

Neste ano, 109 membros do Exército americano morreram no Afeganistão, dentro de um total geral de 139 membros mortos na coalizão. A taxa de mortalidade caiu significativamente desde que a coalizão transferiu a responsabilidade pela segurança às forças afegãs, assumindo o treinamento e assistência. Em comparação, 394 soldados estrangeiros morreram no ano passado, incluindo 297 americanos.

Kerry: EUA alcançam acordo parcial de segurança com o Afeganistão

Acidentes de aeronaves não são incomuns no montanhoso Afeganistão. O pior incidente do tipo aconteceu em agosto de 2011, quando militantes da milícia islâmica do Taleban derrubaram um helicóptero de transporte de tropas, matando todas as 38 pessoas a bordo, incluindo 25 americanos.

Cerca de 84 mil soldados da Otan estão servindo no Afeganistão, incluindo cerca de 60 mil dos EUA. Esse número deve ser reduzido para cerca de 10 mil em 2015.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: euaafeganistãootanhelicóptero

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas