Autor de autorretrato de líder americano e premiês diz que eles 'agiram como pessoas normais, como eu e você'

Fotos podem mentir. É assim que o fotógrafo Roberto Schmidt, que registrou a "selfie" (autorretrato) que o presidente dos EUA, Barack Obama, tirou com os premiês do Reino Unido, David Cameron, e da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, aborda nesta quarta-feira (11) a polêmica em torno de seu trabalho na cerimônia de homenagem a Nelson Mandela em Johanesburgo no dia anterior.

Conheça a home do Último Segundo

Veja as imagens das cerimônia em homenagem a Mandela:

Cameron: Premiê britânico explica 'selfie' com Obama em tributo a Mandela

O profissional publicou um texto no blog de correspondentes da AFP, a agência de notícias que divulgou a foto, na tentativa de contextualizá-la. E, segundo ele, a postura dos líderes, caracterizada como imprópria nas redes sociais, estava absolutamente de acordo com o que se via no resto do estádio. Segundo ele, Michelle, ao contrário do que sugere a imagem, não estava aborrecida. Pelo contrário, instantes antes estava unida ao grupo, brincando e sorrindo.

Sede do governo: Corpo de Mandela começa a ser exposto na África do Sul

"Em torno de mim, no estádio, todos estavam dançando, cantando e rindo em homenagem a seu líder morto. Parecia muito mais um carnaval, a atmosfera estava longe de ser mórbida. Isso sem contar que a cerimônia já durava mais de duas horas, o clima era descontraído. Não vi nada de anormal na atitude deles. Estamos na África", escreveu Schmidt.

'Gigante da História': Obama pede ação do mundo para honrar Mandela

Para ele, os políticos agiram como pessoas normais, "como eu e você, como o resto do público dentro daquele estádio agia". Sobre a fisionomia fechada de Michelle, o fotógrafo diz que se tratou de um acaso. "Fotos podem mentir. Alguns segundos antes, a primeira-dama estava brincando em volta do grupo, Cameron e Thorning-Schmidt incluídos."

Na África do Sul: Conversa de Obama com premiê parece incomodar Michelle

Galeria de fotos:  Carisma de Obama faz sucesso entre as mulheres

No blog, Schmidt se limita ao impacto da 'selfie', não comentando a sequência de imagens feitas pela AFP e Associated Press em que Michelle é vista em vários momentos séria ou distante enquanto Obama conversa com a premiê dinamarquesa no estádio onde a homenagem a Mandela foi realizada. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.