EUA buscam ajuda do Irã para encontrar norte-americano desaparecido

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Casa Branca procura agente aposentado do FBI Robert Levinson que está desaparecido desde março de 2007

Reuters

Os Estados Unidos pediram nesta terça-feira (26) ao Irã para ajudar a encontrar um norte-americano que está desaparecido há mais de seis anos, uma indicação de possível cooperação entre as partes depois de um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.

Conheça a nova home do Último Segundo

A Casa Branca pediu que o Irã coopere na localização do agente aposentado do Federal Bureau of Investigation (FBI) Robert Levinson, que desapareceu durante uma viagem de negócios para o Irã em março de 2007.

"Saudamos a ajuda dos nossos parceiros internacionais nesta investigação, e respeitosamente pedimos ao governo da República Islâmica do Irã para nos ajudar a garantir a saúde e retorno seguro do Sr. Levinson", disse a Casa Branca em um comunicado.

Mais: Irã promete começar implementação de acordo nuclear até o fim do ano

O pedido acontece dias após as potências mundiais chegarem a um acordo com o Irã para conter o programa nuclear daquele país em troca da flexibilização de algumas das sanções que a comunidade global impôs a Teerã.

Os Estados Unidos e outros países temiam há muito tempo que o Irã estivesse tentando desenvolver uma arma nuclear e, apesar de o Irã afirmar que seus esforços eram estritamente pacíficos, resistiu a controles internacionais, o que levou a sanções.

Leia tudo sobre: mundoirãeuaajuda

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas