Duas bombas explodem perto de café em Bagdá e matam 17 pessoas

Por Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Cerca de 1.000 pessoas foram mortas em outubro no Iraque, de acordo com a Organização das Nações Unidas

Reuters

Duas bombas explodiram do lado de fora de um café em Bagdá na segunda-feira (25), matando 17 pessoas e ferindo outras 37, segundo informações da polícia. Este é o mais recente de uma série de ataques contra os poucos pontos de encontro sociais que restam na capital iraquiana.

Conheça a nova home do Último Segundo

Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pela explosão no distrito de maioria xiita de Sadriya. Mas os insurgentes sunitas, alguns ligados à Al Qaeda, têm bombardeado cafés, restaurantes e jogos esportivos desde o início de 2013, em meio à pior onda de violência no país em cinco anos.

"Quando a primeira bomba explodiu, as pessoas correram para investigar. Minutos depois a segunda bomba explodiu", disse o dono de uma mercearia que se identificou como Abu Zuhair. "Eu vi muitas pessoas feridas e mortas. Todo mundo estava fugindo do local", acrescentou.

Mais: Explosão de carro bomba em Bagdá deixa pelo menos 38 mortos

Esse foi o terceiro ataque relatado ao redor de Bagdá nesta segunda-feira. Um homem-bomba explodiu em um posto policial no nordeste, matando três policiais e ferindo sete. Uma outra bomba explodiu no distrito de maioria sunita de Doura, no sul da capital, matando dois combatentes da milícia sunita "Sahwa", apoiada pelo governo, de acordo com a polícia.

A maioria das áreas de Bagdá é reforçada por muros contra atentados quase diários, que têm acabado com o entretenimento do público, especialmente depois do anoitecer. Cerca de 1.000 pessoas foram mortas em outubro no Iraque, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.

A violência, em parte alimentada pelo conflito cada vez mais sectário na vizinha Síria, atingiu níveis não vistos desde 2006-2007, quando ataques sectários mataram dezenas de milhares de pessoas.

Leia tudo sobre: mundobombasataqueiraquebagdámortos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas