Carro atropela multidão, pega fogo e deixa 5 mortos na Praça da Paz Celestial

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo mídia estatal, 38 pessoas ficaram feridas no incidente perto do icônico Portão Tiananmen

Ao menos cinco pessoas morreram e 38 ficaram feridas nesta segunda-feira (28) quando um carro atingiu pedestres e pegou fogo na Praça da Paz Celestial, a mais importante de Pequim, segundo a mídia estatal.

Conheça a nova home do Último Segundo

AP
Policiais fazem guarda na Praça da Paz Celestial, onde um carro bateu, pegou foto e deixou mortos

Os feridos estavam entre a multidão em frente ao icônico Portão Tiananmen, onde um enorme retrato do Mao Tsé-Tung fica próximo da entrada para turistas - chineses e estrangeiros - para o antigo palácio imperial.

China: Jornal faz apelo por soltura de funcionário: 'Liberte nosso repórter'

A polícia disse na sua página no Weibo (espécie de Twitter chinês) que o carro saiu da pista no lado norte da praça, que representa uma importante atração turista de Pequim, em frente à Cidade Proibida, atravessou as barreiras e pegou fogo.

Qualquer acidente nesta região é considerado sensível, porque a praça foi o local de um movimento pró-democracia de 1989 que foi violentamente reprimido pelo Exército.

A praça costuma ter vigilância reforçada por causa da sua proximidade com o complexo Zhongnanhai, sede da liderança central, e do Grande Salão do Povo. Ali também fica o mausoléu de Mao.

O comunicado não informava se o acidente foi acidental ou deliberado, embora executar tal manobra aparentemente exigisse habilidade e determinação. A polícia não deu informações sobre quem estava no interior do veículo.

Uma testemunha da Reuters viu carros de bombeiros, ambulâncias e vários veículos policiais indo em direção ao incêndio, que provocou uma coluna de fumaça preta.

A entrada da Cidade Proibida e toda a Praça da Paz Celestial ficou fechada para o público.

Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: chinapraça da paz celestialtiananmenacidente

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas