Centro-esquerda tem vitória apertada em eleições na República Checa

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

A legenda de centro-esquerda, a favor da União Europeia e liderado pelo ex-ministro Sobotka, recebeu 21% dos votos

Reuters

O Partido Social Democrata da República Checa teve vitória apertada na eleição parlamentar neste sábado (24), mas enfrentará uma tarefa difícil formar novo governo de coalizão após novos partidos de protesto terem bom desempenho. A legenda, de centro-esquerda, a favor da União Europeia e liderado pelo ex-ministro das Finanças Bohuslav Sobotka, recebeu 21% dos votos, com quase todos os votos já contabilizados das urnas tchecas, bem abaixo dos 30%o que tinham como objetivo.

Conheça na nova home do Último Segundo

AP
O bilionário Andrej Babis, no centro, ficou na segunda colocação na eleição

Com isso, será preciso mais de um pacto de coalizão para criar um governo estável. O recém-formado movimento de protesto anti-corrupção ANO, liderado por um magnata empresarial, ocupou o segundo lugar, com cerca de 19% dos votos, à frente dos comunistas, que ficaram em terceiro lugar com cerca de 15% dos votos.

O resultado das eleições deixa o país de 10,5 milhões de pessoas enfrentando a perspectiva de prolongadas discussões políticas e de outro governo fraco e instável, no momento em que a economia checa emerge de uma longa recessão.

"Se a Câmara for fragmentada, teremos negociações duras para formar o governo", chegou a dizer Sobotka à televisão checa.

"Os social democratas estão preparados para enfrentar essas negociações difíceis e tentaremos formar um gabinete razoável e estável", disse, acrescentando que está pronto para conversar com todos os partidos, exceto os partidos de centro-direita que lideraram o governo anterior.

Mas o líder bilionário do ANO, Andrej Babis, disse que não quer o partido faça parte de qualquer coalizão e, atualmente, não consegue imaginar apoiar o gabinete social democrata.

Leia tudo sobre: eleiçõesRepública Checaunião européia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas