Guardas iranianos são mortos e capturados na fronteira com Paquistão

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Em resposta ao ataque, Irã executou 16 pessoas que afirmou serem elementos de grupos "terroristas"

Reuters

Catorze guardas de fronteira iranianos foram mortos e três foram capturados por "bandidos" durante a noite na fronteira com o Paquistão no sudeste do país, noticiou a mídia iraniana neste sábado (26). Em resposta, o judiciário iraniano executou 16 pessoas que afirmou serem elementos de grupos "terroristas", de acordo com a agência de notícias Isna. Não houve mais detalhes sobre quem eram, nem se ou quando foram julgados.

Conheça a nova home do Último Segundo

"Esses indivíduos foram executados na manhã deste sábado em resposta à ação terrorista da última noite em Saravan (capital da província) e ao martírio dos guardas de fronteira", disse o procurador público Zahedan, Mohammad Marzieh, de acordo com a Isna.

Leia também:
Paquistaneses enfrentam jornada por céu, mar e terra para fugir da violência 
Tensões crescentes abrem caminho para novos conflitos no Oriente Médio

As notícias não ofereceram detalhes sobre a identidade dos atiradores que mataram os guardas fronteiriços, mas a área tem histórico de tumulto. A população majoritariamente sunita queixa-se de discriminação nas mãos de autoridades muçulmanas xiitas iranianas.

Forças de segurança iranianas também têm combatido traficantes de drogas na região entre o Paquistão e o Afeganistão. A mídia iraniana citou oficiais que afirmaram que "bandidos" atacaram posto oficial perto da fronteira paquistanesa na noite de sexta-feira.

"Queremos que autoridades paquistanesas tomem medidas para controle mais sério e mais forte das fronteiras do que no passado", disse à Isna o vice-ministro do Interior, Ali Abdollahi.

Abdollahi disse que 14 guardas fronteiriços foram mortos, seis feridos e três abduzidos. Ele disse que o Irã está trabalhando para libertar os guardas capturados.

Leia tudo sobre: irãpaquistãooriente médio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas