Terremoto atinge o Japão e provoca alerta de tsunami na região de Fukushima

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Agência meteorológica japonesa emitiu alerta de tsunami de 1 metro; abalo de magnitude 7,3 atingiu costa leste

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa leste do Japão na madrugada deste sábado (sexta-feira, em Brasília), informou o Serviço Geológico dos EUA. As agências de emergência do Japão emitiram um alerta de tsunami para a região, que inclui o local onde está a usina nuclear de Fukushima Daiichi, destruída em março de 2011.

Conheça a nova home do Último Segundo

AP
Foto aérea mostra a usina nuclear de Fukushima Daiichi em Okuma, norte do Japão (31/8)

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami de um metro para a costa noroeste do Japão, incluindo Fukushima. De acordo com o órgão, a magnitude do terremoto foi de 7.1. O Centro de Alerta de Tsunami dos EUA não emitiu alertas para o resto do Pacífico.

Não houve nenhum registro de danos em terra firme. Emissoras de televisão japonesas mostraram calmaria nas águas próximas aos portos.

O terremoto ocorreu às 2h10 no horário de Tóquio (14h10 de Brasília), a cerca de 290 quilômetros de distância de Fukushima. A rede de TV japonesa NHK afirmou que a operadora da usina de Fukushima, a Tokyo Eletric Power Co. (Tepco), ordenou seus funcionários que estão perto da costa a se deslocarem a lugares mais altos.

O tremor foi sentido em Tóquio, a 480 quilômetros de distância.

Todos excetos dois dos 50 reatores do Japão foram desativados desde o terremoto de magnitude 9 no país em março de 2011, que deixou 19 mil mortos e atingiu a usina nuclear Fukushima Daiichi.

Com AP

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas