Em encontro, presidente palestino convida papa Francisco para vistar Terra Santa

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Abbas ganha caneta do pontífice e afirma que espera assinar 'tratado de paz com Israel' usando o presente

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, convidou nesta quinta-feira (17) o papa Francisco para visitar a Terra Santa, alguns meses depois do mesmo convite ter sido feito pelo chefe de Estado de Israel, Shimon Peres.

Conheça a nova home do Último Segundo

AP
Papa Francisco e Mahmoud Abbas, presidente da ANP, conversam durante audiência privada no Vaticano

O pontífice, que já fez vários apelos por paz no Oriente Médio desde sua eleição em março, já afirmou a Israel que fará a visita e é muito esperado que a viagem ocorra no ano que vem.

"Eu o convider para visitar a Terra Santa", disse Abbas após uma audiência privada de 30 minutos com o papa no Palácio Apostólico do Vaticano, no primeiro encontro entre os dois.

Páscoa: Papa Francisco faz apelo pela paz em sua primeira mensagem

Missa: Papa reza na Sexta-Feira Santa e lembra do Oriente Médio

Depois do encontro, o papa deu uma caneta a Abbas dizendo que "certamente, você tem muitas coisas para assinar". Abbas respondeu: "Espero assinar o tratado de paz com Israel com essa caneta."

Os dois últimos predecessores de Francisco, Bento 16 e João Paulo 2º, visitaram locais da Terra Santa em territórios palestinos e israelenses. A maior parte dos locais cristãos da Terra Santa estão em Israel, mas Belém, o local de nascimento de Jesus, está na parte ocupada de Israel na Cisjordânia, nos territórios palestinos.

Em abril: Papa aceita convite de Peres para visitar Israel

A Igreja do Santo Sepulcro, onde Jesus estaria enterrado, fica em Jerusalém Oriental, que os palestinos querem que forme parte de seu futuro Estado. Abbas e Francisco discutiram a guerra civil na Síria e as perspectivas por paz entre israelenses e palestinos, disse o Vaticano em comunicado.

Na próxima quarta-feira, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, planeja se encontrar com o papa durante uma viagem à Itália. Ele também deve se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, na mesma viagem.

Com Reuters e AP

Leia tudo sobre: papa franciscoisraelterra santapalestinaabbasvaticanoigreja católica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas