Para autoridades, feriado nacional pode ter evitado um pior cenário; tremor não causou alertas de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o sul das Filipinas, deixando ao menos 93 mortos na manhã desta quarta-feira (15). O chefe da polícia de Bohol Dennis Agustin disse que 77 das mortes ocorreram na província . Ao menos outros 15 morreram em Cebu e outro na ilha Siquijor. 

Conheça a nova home do Último Segundo

Infográfico: Entenda como acontecem os terremotos e tsunamis

Uma grua se desloca por meio dos destroços de uma igreja destruída por um terremoto na província de Bohol, Filipinas
AP
Uma grua se desloca por meio dos destroços de uma igreja destruída por um terremoto na província de Bohol, Filipinas


O terremoto ocorreu às 8h12 e teve seu epicentro a cerca de 33 quilômetros da cidade de Carmen, onde muitos prédios desabaram. Nenhum alerta de tsunami foi emitido

O forte tremor destruiu rodovias pela região. Muitas igrejas históricas acabaram danificadas, incluindo a mais antiga do país, localizada em Cebu.

Devido a um feriado nacional, escolas e parte do comércio estavam fechados, o que pode ter salvado muitas vidas, segundo autoridades.

"Corremos para fora do prédio e nos seguramos nas árvores, porque o tremor estava muito dorte", disse Vilma Yorong, funcionária do governo da província de Bohol. 

"Quando o tremor parou, eu corri para a rua e vi muitas pessoas feridas. Algumas estavam dizendo que igrejas haviam desabado", disse à agência Associated Press por telefone.

O presidente Benigno Aquino 3º disse que viajaria para Bohol e Cebu nesta quarta-feira. 

O comandante militar regional general Roy Deveraturda disse que convocou soldados de folga no feriado para responder ao chamado. Ele afirmou que o píer em Tagbilaran, capital de Bohol, foi danificado e que as paredes do aeroporto internacional de Cebu apresentaram fissuras.

Terremoto provoca destruição de carros em Cebu, região central das Felipinas
AP
Terremoto provoca destruição de carros em Cebu, região central das Felipinas

Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.