Papa nomeia brasileiro como secretário da Congregação para os Bispos

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Ilson Jesus Montanari, de Sertãozinho (SP), era oficial da congregação e recebe o título de arcebispo

Agência Brasil

O papa Francisco nomeou neste sábado (12) o brasileiro Ilson Jesus Montanari, 54 anos, como secretário da Congregação para os Bispos. Montanari era oficial da congregação e, a partir de agora, recebe o título de arcebispo.

Conheça a nova home do Último Segundo

AP
Papa Francisco dá sua bênção a fiéis durante audiência geral semanal na Praça São Pedro, Vaticano (2/10)

Dom Ilson nasceu em 18 de julho de 1959 em Sertãozinho (SP). O brasileiro estudou direito e economia em Ribeirão Preto, no interior paulista, e tem mestrado em filosofia. O presidente da Congregação dos Bispos é o canadense Marc Ouellet, cardeal que chegou a ser cotado para ser papa, antes da escolha de Francisco.

JMJ: Papa Francisco deixa cheques de R$ 60 mil para favela e hospital

Papa: Francisco pede que muçulmanos e cristãos promovam respeito mútuo

Montanari ingressou na Universidade Gregoriana de Roma para estudar teologia, em 1985, depois de ter passado pelo seminário Maria Imaculada, em Ribeirão Preto. Em 1989, retornou à Arquidiocese de Ribeirão como sacerdote.

A partir de 1990, foi professor de teologia em Ribeirão Preto e Uberaba (MG). Na cidade paulista, foi chanceler e coordenador da pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e Vigário Forâneo da Zona Oeste.

Em 2002, dom Ilson voltou a Roma para cursar teologia dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008, entrou para a Congregação dos Bispos como oficial e, em 2011, foi nomeado capelão de Sua Santidade (de 2002 a 2004).

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas