EUA dizem ter capturado alto comandante do Taleban paquistanês

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Prisão de homem de confiança do líder máximo do grupo pode ser um golpe para os militantes islâmicos que buscam derrubar o governo do Paquistão

Reuters

Forças dos Estados Unidos no Afeganistão capturaram um importante comandante do Taleban paquistanês numa operação militar, informou o Pentágono nesta sexta-feira. Latif Mehsud é visto como homem de confiança do líder máximo do grupo Tahreek-e-Taliban, Hakimullah Mehsud.

Sua prisão pode ser um golpe para os militantes islâmicos que buscam derrubar o governo paquistanês, aliado de Washington, e que também cometem ataques contra as forças dos EUA no Afeganistão.

Conheça a nova home do Último Segundo

Em julho: Taleban ataca prisão no Paquistão e liberta mais de 200 detentos

No Paquistão: Atiradores atacam escritórios da agência de espionagem

Uma porta-voz do Pentágono disse que Mehsud foi capturado numa operação militar dos EUA no Afeganistão, mas o jornal The Washington Post noticiou na sexta-feira que ele teria sido arrancado à força semanas atrás de um comboio do governo afegão na província de Logar. O governo estaria tentando recrutá-lo para um processo de paz.

O Post disse que o incidente, apontado como uma grave violação da soberania afegã, enfureceu o presidente Hamid Karzai e contribuiu para esfriar as relações entre EUA e Afeganistão. O Pentágono não quis comentar o relato do jornal.

Leia tudo sobre: paquistãotalebanmehsudtaleban no paquistão

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas