Israel e palestinos 'concordam em intensificar diálogo', diz Kerry

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Secretário de Estado dos EUA afirmou que novas negociações entre Israel e Palestina buscam acordo final

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que as novas negociações de paz entre Israel e Palestina buscam um acordo de status final e não apenas um acordo interino.

Israel: Soldados matam três palestinos, mas conversas de paz continuam

AP
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, se reúne com presidente palestino, Mahmoud Abbas (24/9)

14 de agosto: Israel e palestinos iniciam negociações de paz

Acordo: Israel liberta primeiro grupo de presos palestinos

Kerry fez o comentário na quarta-feira (23), antes de uma reunião a portas fechadas com doadores palestinos conhecidos como Comitê Ad Hoc Liaison, à margem da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

O grupo está concentrado em ajudar a reerguer a fragilizada economia palestina, enquanto as novas negociações com Israel seguem adiante. Kerry também afirmou que as duas partes do conflito concordaram em "intensificar" o diálogo, bem como "intensificar a participação dos EUA" nas negociações.

Infográfico: Saiba os principais fatos do conflito entre Israel e palestinos

"Nós concordamos agora, na última semana, quando eu me encontrei com o presidente (palestino, Mahmoud) Abbas, e o primeiro-ministro (israelense, Benjamin) Netanyahu, em intensificar essas conversas", disse Kerry na ONU.

O presidente dos EUA, Barack Obama, se reuniu na terça-feira com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e se encontrará em Washington com o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, na próxima semana.

Em Washington: Israel e palestinos estabelecem prazo para alcançar acordo

Em seu discurso no debate da Assembleia Geral da ONU, Obama pontuou as negociações de paz entre Israel e Palestina e o diálogo sobre o programa nuclear iraniano, como dois assuntos importantes na política externa norte-americana.

Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: israelpalestinosassembleia geral 2013onukerryeua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas