Senador dos EUA ataca Putin em site russo após artigo do presidente no NYT

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Republicano John McCain diz que Vladimir Putin fez da Rússia um país amigo de tiranos e inimigo de oprimidos

Reuters

O senador norte-americano John McCain acusou nesta quinta-feira o presidente russo, Vladimir Putin, de se aliar a tiranos e governar por meio da violência e repressão, em uma agressiva resposta a um artigo publicado neste mês por Putin no jornal The New York Times.

Artigo: Presidente da Rússia faz apelo a povo americano contra ação na Síria

AP
Senador republicano John McCain faz pronunciamento após encontro privado na Casa Branca com presidente Barack Obama (2/9)

Ponto a ponto: Entenda os principais entraves à relação entre Rússia e EUA

Na réplica publicada pelo site noticioso Pravda.ru, McCain, do Partido Republicano, criticou as políticas praticadas por Putin na Rússia e na Síria, onde o Kremlin repetidamente oferece proteção ao presidente Bashar al-Assad.

"(Putin) não está melhorando a reputação global da Rússia. Ele a está destruindo. Ele fez da Rússia uma amiga de tiranos e uma inimiga dos oprimidos, e vista com desconfiança por nações que buscam construir um mundo mais seguro, mais pacífico e próspero", escreveu McCain, ex-candidato a presidente e principal voz do Partido Republicano, de oposição, para questões militares.

NYT: Volta de Putin esfria relações entre Estados Unidos e Rússia

Aliados: Por que a Rússia e a China apoiam a Síria?

O Pravda.ru se considera um sucessor do jorna Pravda, órgão oficial do Partido Comunista na era soviética. Como o jornal, que ainda existe, ele tem penetração limitada entre os leitores.

No seu recente artigo no Times, Putin criticou o "excepcionalismo americano" evocado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, e disse que uma eventual intervenção militar norte-americana na guerra civil síria poderia agravar um conflito que já matou mais de 100 mil pessoas.

Leia tudo sobre: euarússiasíriamundo árabeprimavera árabemccainsenadorputin

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas