Papa nomeia novo secretário de Estado, número dois do Vaticano

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Nomeação de Pietro Parolin põe fim à era de Tarcisio Bertone, que ficou manchado pelo escândalo do Vatileaks

Reuters

O papa Francisco realizou neste sábado a indicação mais importante de seu pontificado até o momento, nomeando um diplomata veterano como seu secretário de Estado, primeiro-ministro do Vaticano e seu assessor chefe, um cargo que muitas vezes é chamado de "vice-papa".

Dia 8: Papa reforça medidas contra corrupção e lavagem de dinheiro

AP
Pietro Parolin é visto em foto de 5/3/2007. Arcebispo de 58 anos foi nomeado secretário de Estado de papa Francisco

Julho: Papa cria comissão para trabalhar em reforma financeira do Vaticano

A indicação do arcebispo Pietro Parolin coloca um fim na era do cardeal Tarcisio Bertone, que foi amplamente culpado por não ter evitado escândalos éticos e financeiros que marcaram o reinado de oito anos do papa emérito Bento 16, que renunciou ao cargo em fevereiro.

Parolin, um italiano de 58 anos, é atualmente o núncio (embaixador) na Venezuela e foi o vice-ministro de Relações Exteriores do Vaticano durante sete anos até 2009.

Saiba mais: Relembre a visita do papa ao Brasil durante a Jornada da Juventude

A escolha do papa de seu secretário de Estado é importante porque define o tom da administração central do Vaticano, conhecida como Cúria, além das missões diplomáticas ao redor do mundo.

Bertone, de 79 anos e que foi o secretário de Estado de praticamente todo o pontificado do papa Bento 16, foi amplamente acusado de não vigiar o suficiente a Cúria, que teve alguns de seus membros acusados de corrupção e favoritismo.

Dezembro: Bento 16 concede perdão a ex-mordomo condenado

Um dos escândalos mais prejudiciais ao Vaticano sob Bertone foi o chamado "Vatileaks", quando o mordomo do então papa roubou documentos importantes sobre corrupção da administração pontífice e os entregou a meios de comunicação.

Leia tudo sobre: papa franciscobertonevaticanoigreja católicaparolin

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas