Suspeito de ataque em Boston sofreu múltiplos ferimentos a bala no rosto

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Tsarnaev foi ferido durante confronto com a polícia dias após ter lançado com irmão ataque à Maratona de Boston

Dzhokhar Tsarnaev, 20, acusado de ser um dos autores do atentado de abril na Maratona de Boston, estava gravemente ferido ao ser preso, incluindo múltiplos ferimentos causados por um disparo no rosto, indicaram documentos judiciais revelados na segunda-feira.

Ataque em Boston: Veja cronologia dos principais acontecimentos

Sean Murphy/ Reprodução da Boston Magazine
Ponto vermelho de mira de rifle de franco-atirador é visto na testa de Dzhokhar Tsarnaev, suspeito de ataque em Boston, no dia de sua captura

Julho: Suspeito de ataque em Boston se declara inocente perante corte federal

Os ferimentos de Tsarnaev foram descritos pelo médico Stephen Ray Odom, do Centro Médico Beth Israel, três dias depois de ele ter sido capturado em um barco no quintal de uma casa no subúrbio de Boston. Na audiência de 22 de abril, o suspeito de etnia chechena foi formalmente indiciado pelo atentado, que deixou três mortos e 264 feridos.

No barco: Mensagem deixada por suspeito indica motivação para ataque

Tsarnaev foi ferido durante um confronto com a polícia, um dia depois de as autoridades terem divulgado fotos dele e de seu irmão mais velho, Tamerlan, 26, como suspeitos no ataque. Tamerlan morreu durante essa perseguição policial subsequente ao atentado, no qual bombas caseiras foram deixadas junto à linha de chegada da maratona.

Em panela de pressão: Bomba de ataque em Boston pretendia mutilar vítimas

De acordo com a transcrição do testemunho do traumatologista, Tsarnaev tinha "múltiplos ferimentos a bala, dos quais o mais grave parece ter entrado pelo lado esquerdo de dentro da sua boca e saído pela face esquerda, a parte inferior da face". Ele o descreveu como "um ferimento poderoso" que resultou em uma fratura na base do crânio, ferimentos dentro do ouvido, na faringe e na boca.

Após Rolling Stone: Policial vaza fotos da captura de suspeito de Boston

Segundo Odom, Tsarnaev também foi ferido nas pernas e teve ferimentos nos ossos de sua mão esquerda. "Ele definitivamente sabe onde está", disse o médico, três dias depois da captura do suspeito. "Ele sabe que passou por múltiplos procedimentos, mas não tenho certeza de que esteja ciente de detalhes específicos. Ele sabe que tem uma lesão no pescoço e na mão."

Cenário: Conflito de identidade pode ser estopim de ataques

Dor: Vítimas do ataque em Boston enfrentam longo caminho até recuperação

No mês passado, ao comparecer numa audiência judicial em que se declarou inocente, Tsarnaev ainda tinha o rosto inchado e o braço esquerdo engessado. Ele foi transferido em 26 de abril do Beth Israel para um centro médico penitenciário em Fort Devens.

30 acusações: Suspeito de ataque na Maratona de Boston é indiciado

Tsarnaev declarou-se inocente das várias acusações pelo atentado de 15 de abril - incluindo em relação ao uso de uma arma de destruição em massa - e pode ser sentenciado à pena de morte se condenado.

*Com Reuters e AP

Leia tudo sobre: euabostontsarnaevataque em bostonmaratona de boston

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas