Melhora de Mandela é 'lenta, mas constante', diz governo

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo filha de ícone antiapartheid, saúde de Mandela tem melhorado a cada dia e ele já consegue sentar-se

Reuters

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está se recuperando lentamente, mas permanece em estado crítico, informou o governo do país neste domingo (11), em sua primeira atualização sobre o estado dele em quase duas semanas.

18 de julho: Em aniversário de 95 anos, Mandela apresenta 'melhora constante'

AP
Reprodução de vídeo mostra ícone da luta antiapartheid Nelson Madela durante visita de autoridades à sua casa em abril deste ano

Leia mais: Mandela está consciente e responde espontaneamente, diz neto

O líder anti-apartheid 95 anos foi internado em um hospital de Pretória há dois meses para o tratamento de uma recorrente infecção pulmonar.

"O ex-presidente está tendo uma melhora lenta, mas constante", informou a Presidência da África do Sul em um comunicado, acrescentando Mandela ainda permanece em estado crítico.

Jacob Zuma: Mandela não entrou em estado vegetativo

Winnie Madikizela: 'É a vontade de Deus', diz ex-mulher de Mandela

A filha mais nova de Mandela disse à emissora estatal SABC na sexta-feira (9) que a saúde de seu pai tem melhorando a cada dia e ele já consegue sentar-se por alguns minutos.

Mandela se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid.

TV CNN: 'Mandela é mantido vivo com ajuda de aparelhos'

Filha de Mandela: 'Estado de saúde é muito crítico'

Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben.

Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário.

Leia tudo sobre: mandelanelson mandelaáfrica do sulpretória

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas