Onda de ataques durante feriado deixa mais de 60 mortos no Iraque

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Explosões de carros-bombas na capital Bagdá e nas redondezas ocorreram dentro do intervalo de uma hora

Uma onda de explosões de carros-bombas, a maioria deles em frente a cafés e mercados na capital do Iraque, Bagdá, deixou 69 mortos neste sábado, durante a celebração do fim do mês sagrado muçulmano do Ramadã, disseram autoridades.

Leia mais: Violência no Iraque deixou mais de mil mortos em julho, diz ONU

Julho: Onda de ataques contra xiitas deixa ao menos 58 mortos no Iraque

AP
Fumaça preta é vista no céu de Bagdá após ataque com carro-bomba no Iraque

O ataque deste sábado foi o mais mortal desde 20 de julho, quando ataques contra duas prisões próximas a Bagdá deixaram 71 mortos. 

Episódios de violência vêm atingindo o Iraque desde abril, quando o governo fez uma violenta invasão em um acampamento sunita. Os ataques levantam temores de que o país possa entrar em uma nova rodada de violência sectária sangrenta, semelhante com a que atingiu o país entre 2006 e 2007.

28 de julho: Ataque suicida mata 8 membros de patrulha curda no Iraque

Segundo a polícia, o ataque mais mortal deste sábado ocorreu em uma área residencial na cidade de Tuz Khormato, onde a explosão de um carro-bomba deixou oito mortos e dezenas de feridos. A cidade fica localizada a 200 km da capital iraquiana.

A polícia informou também que um carro-bomba explodiu perto de um mercado nos subúrbios de Jisr Diyala pouco antes do pôr do sol, deixando sete mortos e 20 feridos. Também em Bagdá, autoridades disseram que um carro-bomba explodiu dentro de um estacionamento no bairro de Nova Bagdá, predominantemente xiita, matando três. 

22 de julho: Militantes da Al-Qaeda escapam de prisões em fuga no Iraque

20 de julho: Carros-bomba deixam 33 mortos em Bagdá, Iraque

Outro carro-bomba explodiu em uma rua lotada no bairro xiita de Amil, deixando três mortos e 14 feridos.  Na cidade sagrada xiita de Karbala, a polícia afirmou que quatro foram mortos em um ataque de carro-bomba perto de um café durante a noite. Karbala fica a 80 km ao sul de Bagdá.

Segundo a polícia, quatro foram mortos e 15 feridos quando um carro-bomba explodiu perto de um café no bairro xiita de Abu Dashir. Outro carro-bomba atingiu um restaurante na região xiita de Khazimiyah, deixando cinco mortos e 14 feridos. 

Análise: Violência pode levar à desintegração do Iraque

NYT: Conflitos no Iraque evocam temores de nova guerra civil

Outras explosões foram registradas em Baiyaa, Shaab, Husseiniyah e Dora. 

A polícia afirmou que todos os ataques ocorreram no intervalo de uma hora. Forças de segurança e xiitas foram os principais alvos dos insurgentes. 

Com AP

Leia tudo sobre: iraquebagdáataquescarro bomba

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas