Ex-presidente dos EUA Bush passa por cirurgia para colocação de stent

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ex-líder é submetido a procedimento depois de médicos descobrirem artéria bloqueada; ele deve receber alta na 4ª

O ex-presidente dos EUA George W. Bush (2001-2009) foi submetido a um bem-sucedido procedimento no coração depois que os médicos descobriram uma artéria bloqueada. O porta-voz de Bush, Freddy Ford, disse que um stent foi inserido durante um procedimento nesta terça-feira no Texas.

Abril: Obama e antecessores homenageiam Bush em inauguração de biblioteca

AP
Ex-presidente dos EUA George H.W. Bush (E) aplaude com Laura Bush depois de discurso de ex-presidente George W. Bush (C) em inauguração de seu centro presidencial (25/4)

Entrevista: Bush diz que reação lenta ao 11 de Setembro foi para evitar pânico

O bloqueio foi descoberto na segunda durante teste físicos anuais do ex-líder na Cooper Clinic, em Dallas, de acordo com o comunicado.

Segundo Ford, o bloqueio foi aberto sem complicações. Ele afirmou que Bush, 67 anos, deve receber alta na quarta. O porta-voz disse que Bush está de bom humor e ansioso para voltar para casa. O ex-presidente planeja retomar sua agenda normal na quinta. O ex-presidente não tem histório prévio de problemas cardíacos.

Análise: Antes ambivalente, Obama manteve abordagem de Bush para defesa

Stents são armações circulares que abrem artérias que são fechadas pelo silencioso acúmulo de colesterol durante anos. Cerca de meio milhão de pessoas tem stents inseridos nos EUA a cada ano, geralmente envolvendo a internação por uma noite no hospital.

Os médicos usualmente usam um tubo estreito pelo vaso sanguíneo, inflam um minúsculo balão para atenuar o bloqueio e inserem o stent.

Os médicos frequentemente recomendam que primeiramente se tente medicação para tratar a artéria bloqueada. Bloqueios mais severos, particularmente em várias artérias, pode requerer a cirurgia de ponte de safena. Como é possível que as artérias fiquem entupidas novamente, os pacientes frequentemente são submetidos à dieta e medicação.

*Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: bushstenteua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas