Condutor de trem que descarrilou na Espanha é detido oficialmente

Por iG São Paulo | - Atualizada às

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Francisco Garzón Amo está ferido e internado no hospital; polícia espanhola rebaixa número de mortos de 80 para 78

O condutor do trem que descarrilou na quarta-feira (24) no noroeste da Espanha e deixou dezenas de mortos foi formalmente detido nesta sexta-feira (26), informou o chefe da polícia federal para a região da Galícia, Jaime Iglesias. Segundo Iglesias, o condutor Francisco José Garzón Amo está no hospital onde se recupera dos ferimentos.

Quarta: Trem descarrila em Santiago de Compostela, na Espanha

AP
Condutor do trem Francisco José Garzón Amo recebe ajuda de dois homens ao ser retirado do local do acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha


Revisão: Polícia rebaixa número de mortos de 80 para 78 na Espanha

Iglesias afirmou nesta sexta que Garzón Amo seria interrogado "como um suspeito por um crime relacionado à causa do acidente". Ele disse que o condutor está sendo vigiado pela polícia e ainda não pôde testemunhar por causa de sua condição médica. Iglesias não tinha detalhes de seu estado de saúde, mas disse que sua condição deveria atrasar o seu testemunhos.

Policiais científicos que examinam os restos dos mortos no pior acidente de trem na Espanha em 40 anos rebaixaram o número de mortos de 80 para 78 na sexta-feira e afirmaram que a contagem poderia mudar conforme eles trabalham para identificar e associar os restos mortais das vítimas.

Leia mais: Sistema de freio pode ter contribuído para acidente na Espanha

A revisão do número de mortos foi feita depois que cientistas forenses combinaram partes de corpos em um necrotério improvisado estabelecido em um ginásio de esportes em Santigago de Compostela, na região noroeste da Galícia, onde o acidente de trem ocorreu na quarta-feira, pouco depois de deixar a periferia da cidade, disse Antonio de Amo, o chefe da polícia a cargo do serviço científico para a polícia federal da Espanha.

De Amo disse que a polícia ainda trabalha para identificar o que acreditam ser os restos mortais de seis vítimas.

Antes de acidente de trem: 'Vou a 190 km/h!', disse maquinista

Gafe: Governo mistura terremoto com acidente de trem em nota oficial

Desde quinta-feira (25), os investigadores estavam em posse das "caixas pretas" do trem, que estava em alta velocidade e descarrilou em uma curva fechada, informou a porta-voz do tribunal María Pardo Ríos na sexta-feira. As caixas gravam os dados da viagem do trem, incluindo velocidade, distâncias e frenagem e são similares às caixas pretas de aviões.

Fontes ouvidas pelo jornal espanhol El País informaram que quando o trem alcançou a velocidade de 190 km/h, o condutor Garzón Amo foi advertido por um sinal em seu painel de que deveria reduzir para 80 km/h - limite permitido na fechada curva localizada a quatro quilômetros da estação de Santiago de Compostela.

Saiba mais: Leia todas as notícias sobre o acidente de trem

Excesso de velocidade: Condutor de trem é investigado após acidente

Também segundo o jornal, depois que o trem descarrilou, Garzón Amo ligou de seu celular para o serviço de emergência 24 horas e disse: "Tinha que ir a 80 e vou a 190". Na gravação, já enviada na noite de quarta-feira para a Justiça, o condutor usa a frase no presente apesar de o acidente já ter ocorrido. 

O El País informa que ele também falou sobre os "pobres passageiros" e expressa seu desejo de que "espero que não tenha mortos". 

Sistema de freios

Um outro fator que pode ter contribuído para o acidente é a ausência de um sistema de frenagem mais moderno no trecho em que o trem da Renfe descarrilou na quarta. 

Vídeo: Sobrevivente relata que vagões de trem rolaram várias vezes

O trem envolvido no acidente circulava em uma rede de alta velocidade que utiliza o ERMTS (Sistema Europeu de Gestão de Tráfico Ferroviário). Tal sistema é formado por uma série de dispositivos posicionados no trilho - chamados eurobalizas - que impedem o condutor de exceder a velocidade máxima permitida.

Caso o limite seja atingido, o próprio trem reduz automaticamente a velocidade e inclusive informa ao condutor para que ele tome as medidas necessárias. Se o condutor não reduzir a velocidade, o sistema automatizado freia o trem imediatamente como medida de segurança.

Testemunho: Sobreviventes relatam ter ficado 'rodeados de mortos'

Policiais fazem guarda enquanto condutor Francisco José Garzón Amo deixa o tribunal após sua libertação em Santiago de Compostela (28/7). Foto: APParte externa do trem é vista no local do acidente em Santiago de Compostela, noroeste da Espanha (26/7). Foto: ReutersParentes de vítimas de acidente de trem em Santiago de Compostela, na Espanha, reagem ao receber notícias (25/7). Foto: APBombeiros e equipes de resgate inspecionam vagão no local de acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha. Foto: APVagões descarrilados são removidos com guindastes dos trilhos em Santiago de Compostela, Espanha (25/7). Foto: APMulher reage em posto de informações para familiares montado após acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha. Foto: APPrimeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, visita local de acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha (25/7). Foto: APCondutor do trem Francisco José Garzón Amo recebe ajuda de dois homens ao ser retirado do local do acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: APEquipes respondem à situação de emergência após descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: APFerida é retira de vagão após acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: APEquipes de emergência atendem vítimas de descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, na Espanha (24/7). Foto: APDescarrilamento de trem em Santiago de Compostela é o pior acidente do tipo em 40 anos (24/7). Foto: APEquipes respondem à situação de emergência após descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: APEquipes de emergência comparecem a local onde trem descarrilou em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: APEquipes de emergência atendem vítimas de descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, na Espanha (24/7). Foto: APAcidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha, deixou mortos e dezenas de feridos (24/7). Foto: Alén Pérez/ TwitterEquipes de resgate trabalham para retirar vítimas de um trem após descarrilamento em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: ReutersTrem descarrila em Santiago de Compostela, na Espanha (24/7). Foto: Alén Pérez/ TwitterO trem, que levava ao menos 240 passageiros, descarrilou na curva mais fechada do trajeto (24/7). Foto: Alén Pérez/TwitterImagem reproduzida de vídeo mostra vagões destruídos após acidente de trem em Santiago de Compostela, Espanha (24/7). Foto: Reprodução

Assista: Vídeo mostra momento em que trem descarrila na Espanha

Entretanto, o trecho no qual descarrilhou o trem não contava com esse mecanismo de frenagem europeu. Fontes do sistema ferroviário afirmaram ao jornal espanhol El Mundo que "o problema é que justamente a 300 metros da curva, na saída de um túnel, termina esse sistema ERMTS e começa outro mais antigo, o ASFA (Anúncio de Sinais e Frenagem Automático)".

Veja: Vídeo mostra cenário de destruição após acidente de trem na Espanha

O sistema ASFA necessita de uma série de sinais luminosos para se comunicar com a cabine do condutor, diferente do ETCS, que mantém uma comunição constante com a cabine.

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