Tamanho do texto

Imagens da câmera de segurança mostram vagões saindo dos trilhos no momento em que trem fazia curva fechada

Imagens de uma câmera de segurança captaram o momento em que um trem em Santiago de Compostela, na Espanha, que vinha em alta velocidade descarrilou e bateu contra uma parede. 

Saiba mais:  Leia todas as notícias sobre o acidente de trem na Espanha

Testemunho: Sobreviventes relatam ter ficado 'rodeados de mortos'

O acidente envolvendo o trem de passageiros aconteceu na noite de quarta-feira (24) e deixou dezenas de mortos e feridos .

Galeria: Veja imagens do acidente de trem em Santiago de Compostela

Histórico: Saiba os principais acidentes de trem na Europa nos últimos 25 anos

O vídeo, publicado nesta quinta-feira (25) no YouTube, mostra o trem fazendo uma curva à esquerda sob um viaduto. O vagão imediatamente atrás da locomotiva aparentemente descarrila primeiro, fazendo com que a cauda da composição atingisse uma parede de concreto.

Antes de acidente de trem:  'Vou a 190 km/h!', disse maquinista

É possível ver que todos os vagões começam a descarrilar, enquanto a locomotiva avança em direção à posição da câmera. Antes do acidente, um dos maquinistas informou por rádio à estação ferroviária que ia a 190 km/h . O limite de velocidade na curva em que o descarrilamento aconteceu é de 80 km/h.

Hipótese: Sistema de freio antigo pode ter contribuído para acidente

O governo espanhol afirmou que duas investigações foram lançadas sobre o acidente. Além do excesso de velocidade, também se verifica se houve alguma falha de equipamento. Especialistas indicam que a ausência de um sistema automático de frenagem no trecho em que houve o acidente pode ter contribuído para a tragédia.