Trecho lamentando terremoto na China foi deixado em mensagem de condolências por acidente na Espanha

Texto de comunicado de condolências do governo espanhol sobre acidente de trem com parágrafo sobre terremoto na China
Reprodução/El País
Texto de comunicado de condolências do governo espanhol sobre acidente de trem com parágrafo sobre terremoto na China

O gabinete do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, admitiu ter cometido um erro constrangedor ao enviar uma mensagem de condolências às vítimas do descarrilamento de um trem em Santiago de Compostela, que deixou dezenas de mortos e feridos na quarta-feira.

Quarta: Trem descarrila em Santiago de Compostela, na Espanha

Tragédia: Sobe número de mortos em acidente de trem na Espanha

No último parágrafo do comunicado oficial, foi deixado o trecho de uma mensagem divulgada anteriormente, que lamentava as mortes de um terremoto na China.

Saiba mais: Leia todas as notícias sobre o acidente de trem

Excesso de velocidade: Condutor de trem é investigado após acidente

Um porta-voz do gabinete de Rajoy afirmou que o último parágrafo que oferece solidariedade às vítimas em Gansu, na China, foi "um erro" - mas que ele não conseguia explicar como aconteceu. A frase aparecia em um comunicado enviado pelo governo espanhol na segunda-feira ao povo chinês.

O porta-voz, que pediu anonimato, disse que o parágrafo foi rapidamente removido do comunicado emitido na noite de quarta-feira.

Excesso de velocidade: Condutor de trem é investigado após acidente

Testemunho: Sobreviventes relatam ter ficado 'rodeados de mortos'

No texto, logo após oferecer apoio às vítimas e os feridos no descarrilamento do trem no noroeste da Espanha, lia-se o seguinte parágrafo: "Quero transmitir meus mais sentidos pêsames pela perda de vidas humanas e grandes custos materiais trazidos pelo terremoto que ocorreu nesta madrugada em Gansu. Desejo, em particular, transmitir minhas sinceras condolências aos familiares dos falecidos."

Assista: Vídeo mostra momento em que trem descarrila na Espanha

Veja imagens do acidente de trem em Santiago de Compostela:

Veja: Vídeo mostra cenário de destruição após acidente de trem na Espanha

A gafe ocorre em meio a uma crise que atinge o governo do premiê espanhol. Rajoy sofreu pressão para renunciar ao cargo desde semana passada, quando o jornal El Mundo divulgou que ele teria trocado mensagens telefônicas com o ex-tesoureiro de seu partido, preso há três semanas sob acusação de gerenciar pagamentos ilícitos e de cometer fraude fiscal. O primeiro-ministro prestará depoimento sobre o caso em 1º de agosto.

Com AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.