Mianmar liberta dezenas de presos políticos, diz comitê governamental

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Libertação faz parte de compromisso assumido por líder de soltar todos os presos de consciência até fim do ano

O governo de Mianmar começou a libertar quase 70 presos políticos nesta terça-feira e outros poderão ser soltos nos próximos meses para honrar um compromisso assumido pelo presidente Thein Sein durante uma recente viagem à Europa, disse Hla Maung Shwe, membro do órgão do governo responsável pelo processo.

2012: Obama leva elogios e pressão em visita histórica a Mianmar

AP
Prisioneiros políticos Win Thaw (E) e Win Hla saem da Prisão Insein após serem anistiados em Rangum, Mianmar

Nos EUA: Obama recebe Suu Kyi e derruba parte das sanções contra Mianmar

Sein, um ex-general agora dirigindo um governo semicivil, tem pressionado por uma série de reformas políticas e econômicas desde que um governo militar renunciou em 2011. Ele já libertou centenas de presos políticos e prometeu na semana passada, em um discurso no Reino Unido, soltar até o final do ano todos aqueles que ainda estão na prisão.

O governo, embaixadas e outros grupos têm dados diferentes para o número de presos políticos, mas acredita-se que ainda existam 130 presos de consciência atrás das grades. A junta militar, e até mesmo o governo de Thein Sein, rejeitaram no passado o termo, mas o presidente montou o comitê para examinar a questão e decidir quais presos estavam dentro de atos criminosos e quais por motivos políticos.

Na ONU: Reformas pró-democracia são 'irreversíveis', diz líder de Mianmar

A comissão de 19 membros é composta por dez ex-presos políticos, seis pessoas nomeadas pelo governo e três mediadores, incluindo Hla Maung Shwe.

"O comitê se reúne uma vez por mês e esperamos que os presos políticos restantes sejam libertados até o final deste ano, como disse o presidente durante a sua recente visita à Europa", acrescentou Hla Maung Shwe.

*Com Reuters e AP

Leia tudo sobre: mianmarpresos políticosthein sein

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas