Ex-CIA que revelou programa secreto de monitoramento dos EUA deve deixar aeroporto em breve, afirma advogado

O presidente russo, Vladimir Putin, deixou claro nesta quarta-feira que não permitirá que a polêmica envolvendo o ex-técnico de inteligência Edward Snowden abale as relações do seu país com os EUA.

Terça: Snowden entra com pedido de asilo temporário na Rússia

Snowden, que revelou programas secretos de espionagem do governo norte-americano, está instalado desde 23 de junho na zona de trânsito do Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, onde espera conseguir asilo temporário na Rússia , para depois viajar para algum país que o receba permanentemente.

Putin: EUA bloquearam Snowden na Rússia

Presidente russo, Vladimir Putin (C), conversa com vice-ministro da Defesa (D) Dmitry Bulgakov, ao lado de ministro da Defesa Sergei Shoigu no Lago Baikal
AP
Presidente russo, Vladimir Putin (C), conversa com vice-ministro da Defesa (D) Dmitry Bulgakov, ao lado de ministro da Defesa Sergei Shoigu no Lago Baikal

Após Venezuela e Nicarágua: Bolívia oferece asilo a delator dos EUA

Os EUA querem que ele seja devolvido para responder criminalmente por acusações de ameaçar a segurança nacional . A concessão de asilo, mesmo que temporário, deve indispor os EUA com a Rússia. Por outro lado, uma recusa exporia Putin a críticas domésticas por não se contrapor ao ex-inimigo da Guerra Fria.

O presidente russo já disse que não entregará Snowden para os EUA , mas que ele só poderá permanecer em território russo se parar de fazer revelações prejudicais a Washington .

Negativa: Patriota diz que Brasil não dará asilo político a delator dos EUA

Questionado durante visita a Chita, no leste da Rússia, sobre possíveis consequências do caso para a cúpula Rússia-EUA marcada para setembro em Moscou, Putin disse: "As relações bilaterais são, na minha opinião, bem mais importantes do que rixas a respeito das atividades dos serviços secretos."

Putin não revelou se a Rússia vai mesmo conceder asilo temporário a Snowden, mas deixou claro que ele mantém sua precondição. "Alertamos o sr. Snowden de que qualquer ação por parte dele que cause danos às relações russo-americanas são inaceitáveis para nós", disse Putin.

Denúncias pelo vazamento de Snowden:
Brasil: Leia todas as notícias sobre a espionagem no Brasil
Monitoramento: EUA mantêm ampla base de dados telefônicos
Prism: EUA coletam dados de nove empresas de internet
Jornal: EUA podem usar dados de inteligência sem mandado
Denúncia: Reino Unido espionou autoridades do G20 em 2009
Guerra cibernética: EUA espionam computadores da China
Diplomatas: Europa exige respostas sobre supostos grampos dos EUA

Segundo ele, a decisão russa sobre Snowden será tomada de forma independente, mas manter boas relações com Washington é também um "objetivo nacional".

Snowden é uma arma de propaganda útil para Putin, que acusa o governo norte-americano de passar sermões ao mundo sobre direitos e liberdades, mas sem preservá-los internamente.

Por outro lado, Putin deseja manter a cúpula com Obama, e os dois países sinalizam a intenção de melhorar suas relações, abaladas por questões como o conflito sírio e o tratamento rigoroso dispensado por Putin a seus oponentes desde o início do seu terceiro mandato presidencial, em 2012.

NYT: Chat criptografado e reunião secreta possibilitaram expor programa

Anatoly Kucherena, um advogado russo que auxilia Snowden com seu pedido de asilo temporário, disse nesta quarta que o americano poderá deixar o aeroporto em breve, dentro de uma semana. Sem passaporte e sem visto válido, ele está retido na zona de trânsito desde que chegou de Hong Kong, para onde havia fugido antes de fazer as denúncias .

Incerto: Como Snowden poderia chegar até Caracas?

O advogado também não descartou a possibilidade de que Snowden solicite cidadania russa. Segundo ele, Snowden avaliou ser inseguro tentar viajar logo à América Latina, onde recebeu ofertas de asilo , por causa dos esforços dos EUA para repatriá-lo e fazer com que enfrente as acusações de espionagem.

*Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.