Premiê espanhol Rajoy descarta renúncia por escândalo político

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Líderes da oposição pediram que ele deixe o cargo após denúncias de financiamento ilegal de seu Partido Popular

Reuters

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, descartou nesta segunda-feira deixar o cargo após líderes da oposição pedirem sua renúncia por causa de um escândalo sobre o suposto financiamento ilegal de seu Partido Popular.

Denúncia: Troca de mensagens com acusado de corrupção pressiona premiê

"Vou defender a estabilidade política e vou cumprir o mandato dado a mim pelos eleitores espanhóis", disse Rajoy em coletiva. Ele afirmou que o escândalo não atrapalharia seu programa de reformas políticas.

AP
Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, dá coletiva em Madri

Leia mais: Contrariando tradição, espanhóis questionam família real

A pressão sobre Rajoy aumentou nesta segunda-feira com o testemunho de um outrora confiável assessor perante um juiz sobre as acusações de financiamento ilegal ao partido no poder.

Rajoy, que luta contra uma recessão econômica e tenta tapar um buraco no Orçamento, tem até agora limitado o impacto do escândalo a respeito de doações supostamente ilegais feitas por magnatas da construção, que teriam sido distribuídas como pagamentos em dinheiro aos líderes partidários em troca de contratos vantajosos.

Em 2011: Genro de rei da Espanha é acusado de fraude e corrupção

Corinna: Amiga do rei espanhol recebia para beneficiar empresas no exterior

No centro do escândalo está o ex-tesoureiro do partido Luis Bárcenas, 55 anos, que foi preso em junho acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e outros crimes.

Um juiz da Alta Corte interrogou Bárcenas a portas fechadas por mais de três horas nesta segunda. Um advogado envolvido no caso disse à Reuters que o ex-tesoureiro do PP deveria entregar documentos que mostram como ele operou por muitos anos um fundo secreto no partido.

Leia tudo sobre: espanhamariano rajoyrajoybárcenas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas